Por que usar uma VPN / O que você pode fazer com uma VPN?

A maioria dos usuários da Internet sabe que o principal objetivo de uma VPN é proteger seus dados de navegação na Internet. Ela protege todas as informações privadas que você deixa on-line. Esta página oferece uma lista das 10 principais coisas úteis sobre uma VPN em duas partes: a primeira abrange os benefícios mais comumente mencionados e a segunda, alguns dos aspectos menos conhecidos. Se quiser decidir por si mesmo sobre o assunto, você sempre pode experimentar uma VPN barata por 1 mês.

Algumas das vantagens desfrutadas pelos usuários de redes privadas virtuais são: uma conexão de Internet mais suave, largura de banda realmente ilimitada, uma conexão pública segura, desbloqueio de conteúdo e navegação on-line discreta.

Usos de uma VPN: Parte Um

Um verdadeiro aplicativo multiuso, uma VPN torna a Internet mais segura e mais aberta de várias maneiras.

1. O uso de uma VPN: navegação com total discrição

O principal benefício de uma VPN é a confidencialidade: toda a sua atividade na Internet permanecerá privada.

As redes privadas virtuais permitem que você navegue na Internet de forma confidencial. Seus dados são cifrados e não serão processados em servidores locais, o que significa que todas as suas informações enviadas on-line serão mantidas em sigilo.

Até mesmo seu provedor de serviços de Internet (ISP) não terá mais conhecimento de seu histórico de navegação.

2. Largura de banda ilimitada: não há mais lentidão do ISP

As atividades de lazer são responsáveis por uma proporção significativa do tempo gasto na Internet. Além das mídias sociais, como Facebook ou Instagram, o streaming e os jogos em rede estão entre as atividades mais populares.

A maioria dos ISPs impõe um limite à quantidade de dados que você usa como parte de sua assinatura da Internet. A desvantagem é que os assinantes sofrem uma redução na largura de banda, o que significa que a velocidade de sua conexão atual fica mais lenta. Isso é comumente chamado de gargalo.

As VPNs premium não têm limites de dados, não há limites de velocidade. Isso significa que você pode usar a Internet para fazer download de arquivos grandes ou assistir a filmes em streaming sem que o ISP diminua a velocidade da sua conexão, pois ele não é mais capaz de detectar o que você está fazendo.

3. Uma experiência de jogo mais suave

Embora alguns serviços de VPN sejam conhecidos por reduzir a velocidade da conexão, essa afirmação se torna muito menos verdadeira em casos muito específicos de uso da Internet. De fato, os jogadores de rede são os primeiros a sofrer o gargalo do ISP devido à sua capacidade de detectar determinadas portas em uso.

A Internet mudou nos últimos cinco anos. Os jogos estão se tornando cada vez mais exigentes em termos de potência. Todos esses aprimoramentos estão fazendo com que as pessoas se envolvam mais on-line e, convenhamos, para que possamos tirar o máximo proveito disso, precisamos de uma conexão à Internet cada vez mais rápida e estável.

As melhores VPNs têm uma grande variedade de servidores para escolher, algumas oferecendo milhares para seus assinantes. Isso permite que os usuários da Internet escolham um servidor específico e ocultem toda a sua experiência de navegação do ISP.

4. Uso seguro do Wi-Fi público

Os ISPs móveis têm pacotes de dados limitados e geralmente não são tão rápidos quanto os ISPs domésticos. Como os ISPs móveis não são tão estáveis e rápidos em todos os lugares, algumas pessoas recorrem ao Wi-Fi público gratuito disponível em quase todos os lugares, mas isso não é isento de riscos.

Conectar-se a uma VPN usando seu celular a uma conexão aberta é a melhor solução se quiser que sua atividade na Internet seja e permaneça segura.

5. Como contornar certas restrições

O uso mais conhecido de uma VPN! Desbloquear conteúdo!

Contornar as restrições geográficas e acessar todo o conteúdo da Internet no mundo é o principal uso de uma VPN (mesmo que elas não tenham sido projetadas para isso no início).

Em primeiro lugar, é claro, está o acesso a toda a biblioteca da Netflix. Com uma VPN, você pode acessar toda a biblioteca de qualquer lugar do mundo. Observe que você já deve ter uma assinatura da Netflix.

Em nossa opinião geral, e dada a caça da Netflix a proxies e VPNs, não é uma boa ideia fazer isso. Se você realmente acha que já está farto das ofertas de entretenimento da plataforma, experimente o Prime Video por um mês para variar.

Além disso, alguns sites são bloqueados na faculdade, no trabalho ou em determinadas instituições. Com uma VPN, você pode contornar todas essas restrições e acessar qualquer site facilmente.

Os benefícios de uma VPN: Parte 2

A segurança é frequentemente negligenciada pelos usuários da Internet.

6. Compartilhamento seguro de arquivos

Às vezes, precisamos compartilhar arquivos grandes on-line com colegas, amigos ou familiares. Com um serviço de VPN, você pode enviar esses arquivos sem que ninguém tenha acesso aos seus álbuns de fotos particulares, por exemplo. Como regra geral, os profissionais são os que mais precisam desse tipo de serviço seguro. A contratação de um serviço VPN pago garante a você transferências ilimitadas de arquivos grandes, de forma segura e confidencial, sem custo adicional.

7. Internet como em casa, mas em outro lugar

Para as pessoas que viajam, vale a pena ter em mente que os dados móveis podem se tornar rapidamente muito caros. Com uma rede privada virtual, basta escolher um servidor listado em seu local de residência para não precisar comprar dados de roaming.

Você também não precisa se preocupar com o uso de determinados serviços, pois eles não detectarão que você está fora do seu país. É como navegar em casa, mas fora de casa.

8. As chamadas VOIP são seguras

Se a sua conexão com a Internet não for segura, tudo o que você fizer on-line poderá ser gravado ou rastreado, inclusive sua voz sobre IP. Como isso usa sua conexão local, é vulnerável à pirataria na Internet. Uma VPN protege suas conversas no Skype, por exemplo.

9. Não há mais rastreamento na Internet

Já mencionada extensivamente, mas raramente formulada de forma clara, uma VPN garante segurança e privacidade ideais na Internet. Ela impede qualquer rastreamento de sua atividade, inclusive dos sites que você visita. Algumas VPNs chegam ao ponto de bloquear a exibição de anúncios, como a NordVPN, por exemplo.

10. O que você pode conseguir com uma VPN? Economias

Ao garantir que todas as suas informações permaneçam privadas, você não será vítima de roubo de identidade e/ou de cartão de crédito, mas isso não é tudo. Ao alterar seu servidor e, portanto, sua localização, você pode obter passagens aéreas e jogos mais baratos em determinados países.

Em conclusão

A proteção de seus dados pessoais não se resume ao bloqueio de malware. Usar uma VPN para proteger sua navegação significa que as conexões entre você e os meios disponíveis para os gigantes da rede rastrearem os usuários da Internet estão completamente embaralhadas. As VPNs nem sempre são apresentadas como uma ferramenta eficaz para proteger os direitos dos indivíduos, mas é exatamente isso que elas fazem. Lembre-se de que o uso de uma VPN é legal.

Leia também: 5 coisas que as VPNs fazem que os proxies não fazem