Diferenças entre proxy e VPN
5 coisas que as VPNs fazem que os proxies não fazem
Não é incomum ler que não faz sentido usar uma VPN paga porque os proxies gratuitos fazem a mesma coisa. Infelizmente, esse não é o caso. Para dar continuidade ao nosso breve artigo sobre as melhores VPNs baratas por 1 mês, vamos dar uma olhada nos proxies nesta página.
Quais são as diferenças entre um proxy e uma VPN? Um proxy ou servidor proxy é um conjunto de computadores localizado entre seu computador e a Internet. Ele atua como um intermediário entre o usuário e a Internet. Isso torna possível ocultar seu endereço IP real e, portanto, sua localização física real na Internet. Não é preciso dizer que também existem proxies pagos. Aqui estão 5 motivos pelos quais uma VPN tem muito mais vantagens do que um proxy.

Diferenças entre proxy e VPN: resumo
1) Diferenças entre proxy e VPN: uma questão de confidencialidade
Um servidor proxy pode, às vezes, criptografar o tráfego entre o seu computador e o site que você está visitando, mas a pessoa que executa o servidor pode ver suas solicitações e arquivar seus registros de navegação. Mesmo que você possa encontrar servidores proxy com garantias deanonimato (o que é ilusório), eles são avaliados apenas com base nas informações que os sites podem ver.
Os administradores dos servidores emprestados sabem exatamente qual é o seu endereço IP e podem monitorar e registrar todo o tráfego não seguro. Uma VPN com uma política de confidencialidade clara e transparente não manterá nenhum rastro da sua atividade na Internet, nem mesmo dos seus tempos de conexão.
Os mais bem avaliados são os proxies de Nível 1, que ocultam seu endereço IP e também garantem que os sites não saibam exatamente de onde você está vindo. No entanto, eles apresentam uma certa lentidão, o que terá um grande impacto em sua experiência de navegação.
Os profissionais raramente usam proxies; como regra geral, eles preferem usar os serviços de uma VPN premium para ter certeza de que terão suporte técnico e soluções válidas para suas preocupações. Se você trabalha por conta própria e não tem certeza se deve usar uma VPN, dê uma olhada em nossos 10 motivos para usar uma VPN para sua empresa.
2) Muitas (demasiadas) configurações
A capacidade de se conectar instantaneamente e ter certeza de que você pode ser rastreado com um único clique não é prerrogativa de um proxy. O uso de um servidor proxy minimamente confiável geralmente requer tempo gasto com as configurações. Com uma VPN, tudo o que você precisa fazer é clicar e escolher um país. Com um servidor proxy, é necessário usar um endereço proxy completamente diferente, que você insere nas configurações da Internet. Como resultado, a navegação às vezes pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.
3) Não tão econômico
Quando você compra um serviço de servidor proxy, pode escolher entre três tipos diferentes. O primeiro é gratuito, também conhecido como proxy geral. Você geralmente o compartilha com centenas de outras pessoas. Depois, há o proxy semicompartilhado, o que significa que você o compartilha com três outras pessoas. Um pouco melhor que o anterior, mas os proxies semicompartilhados não são gratuitos. Embora sejam mais baratos do que as VPNs pagas, eles são muito mais lentos. O terceiro tipo é um proxy dedicado. Você tem o proxy só para você.
Um proxy dedicado significa que você obtém um único endereço IP estático; ele tem um desempenho melhor do que os outros tipos, mas não está no mesmo nível das VPNs em termos de desempenho. Também é possível evitar bloqueios de IP, como os estabelecidos por serviços como o Netflix, mas eles são muito menos anônimos porque o endereço IP estático deles está diretamente vinculado ao seu computador. Embora não sejam gratuitos e às vezes sejam bastante caros, os proxies dedicados são sempre mais lentos e muito menos eficientes do que uma VPN. Além disso, uma VPN é muito fácil de instalar em um roteador graças às suas interfaces simplificadas.
4) Diferenças entre proxy/VPN: os proxies têm criptografia ruim e protocolos obsoletos
Se você acha que tem uma vida digital saudável porque seu proxy garante a criptografia de seus dados, pense novamente. Sejam quais forem os termos usados para incentivar os usuários da Internet a usar um proxy, o nível de criptografia não é nada parecido com o de uma VPN. Além disso, os servidores proxy merecem sua reputação de serem fáceis de hackear.
5) Os servidores proxy geralmente são muito instáveis
Os servidores proxy são famosos por travarem regularmente. Ao contrário de um servidor VPN, que permite acessar outro servidor na mesma região com apenas um clique, um proxy não permite que você faça isso de forma tão rápida e fácil. Além disso, se você usar um servidor proxy dedicado, terá que esperar até que ele volte a funcionar.
Pode haver muitos motivos para a instabilidade, e os servidores VPN não são exceção. Cientes do problema, os provedores de VPN o abordaram desde o estágio de projeto do serviço, oferecendo alternativas quase que sistematicamente para que os usuários nunca fiquem desprotegidos.