Para evitar os problemas associados ao bloqueio de VPN e à censura da Internet, os engenheiros da ProtonVPN projetaram um protocolo indetectável que é capaz de contornar a maioria dos firewalls e métodos de bloqueio de VPN.

De Neutrino a Stealth

A ProtonVPN é uma VPN Open Source criada por cientistas, pesquisadores e engenheiros do CERN, com sede na Suíça. Com o apoio de uma comunidade muito forte e ativa de cientistas da computação, essa VPN está constantemente apresentando novos desenvolvimentos com o objetivo de tornar a Internet mais segura e, acima de tudo, mais aberta.

Inicialmente chamado de Neutrino, em referência à física, o novo protocolo da ProtonVPN agora se chama Stealth.

Atualmente, os protocolos VPN tradicionais (como OpenVPN, IKEv2 e WireGuard) são relativamente fáceis de reconhecer em uma rede. À medida que a tecnologia de inspeção profunda de pacotes se torna mais difundida, fica mais fácil bloquear as VPNs que usam esses protocolos. E como esses são os protocolos mais usados, muitos sites e serviços bloqueiam o acesso a eles.

A ideia original era ofuscar esses protocolos, mas sem sucesso e com a possibilidade de apresentar vulnerabilidades de segurança para os usuários. É aí que entra a criação de um protocolo específico.

O Stealth está disponível em todos os planos do Proton VPN, incluindo o plano VPN gratuito. Atualmente, o Stealth está disponível nos aplicativos para Android, macOS e iOS, e o Stealth para Windows é aguardado com ansiedade. Basta ir até a seção de configurações e escolher o protocolo Stealth.

Como funciona o Stealth do Proton VPN?

O protocolo Stealth usa ofuscação para ocultar sua conexão VPN de possíveis censores. A ideia geral é fazer com que o tráfego da VPN pareça um tráfego “normal” – ou conexões HTTPS padrão.

O princípio não é muito diferente do protocolo Chameleon™ da VyprVPN ou do Windscribe, uma das VPNs sem compromisso mais populares.

O Stealth usa um túnel TLS ofuscado sobre TCP. Isso difere dos protocolos de VPN tradicionais que normalmente dependem do UDP. O Stealth também estabelece conexões VPN sem alertar os detectores usados atualmente para bloquear VPNs.

Esse protocolo de VPN furtivo também é otimizado para alto desempenho e é compatível com a recente tecnologia VPN Accelerator do Proton VPN, que visa otimizar o desempenho da velocidade para um streaming de HD mais suave.

Uma comunidade envolvida

Nossa opinião sobre o Proton VPN ainda é muito positiva. A Proton está longe de ser apenas uma empresa de segurança cibernética. Ela é também, e acima de tudo, uma comunidade realmente ativa. O protocolo Stealth foi testado por muitos meses pelos membros.

O Proton VPN sempre será gratuito com o objetivo de oferecer privacidade on-line ao maior número possível de pessoas. Se você quiser apoiá-los, poderá assinar um plano pago que oferece velocidades ainda mais rápidas e recursos premium.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.