Muitas pessoas ainda confundem as duas coisas. No entanto, é importante entender as ferramentas disponíveis para proteger nossos dados e nossa privacidade on-line. Os firewalls e as redes privadas virtuais (VPN), embora ambos sirvam para melhorar a segurança, têm funções e aplicativos distintos.

O que é um firewall?

Um firewall é um dispositivo de segurança que monitora e controla o tráfego que entra e sai da sua rede de acordo com regras predefinidas.

Ele atua como um filtro entre seu dispositivo ou rede e a Internet, bloqueando ou permitindo a passagem de dados de acordo com essas regras. Os firewalls podem ser de hardware ou software e são essenciais para proteger as redes contra acesso não autorizado e ameaças, como vírus e tentativas de invasão.

Os firewalls funcionam inspecionando os pacotes de dados que entram e saem, analisando elementos como origem, destino, tipo de dados, endereço IP e número da porta. Em seguida, eles decidem, com base em regras estabelecidas, se esses pacotes devem ser permitidos ou bloqueados.

O que é uma VPN?

Uma VPN é um serviço que cria um túnel criptografado para seus dados da Internet, garantindo uma transmissão segura e privada.

Ao usar uma VPN, sua atividade on-line é mascarada e protegida de olhares curiosos, inclusive de seu ISP ou administradores de rede. Uma VPN também oculta seu endereço IP real, substituindo-o pelo do servidor VPN, o que pode ajudá-lo a contornar restrições geográficas e acessar conteúdo bloqueado.

O funcionamento de uma VPN começa com o aplicativo no seu dispositivo, que criptografa seus dados antes que eles saiam do seu computador ou telefone. Em seguida, esses dados criptografados viajam pelo túnel seguro até o servidor VPN, onde são descriptografados e enviados ao seu destino final. Dessa forma, mesmo que alguém intercepte seus dados, eles serão indecifráveis.

Quando você deve usar um firewall ou uma VPN?

Use um firewall se quiser proteger sua rede corporativa ou doméstica contra acesso não autorizado e monitorar o tráfego em busca de comportamento suspeito. Os firewalls são particularmente úteis para bloquear tráfego mal-intencionado e controlar o acesso a determinados aplicativos ou sites.

Use uma VPN se estiver conectado com frequência a redes Wi-Fi públicas e não seguras, se precisar acessar conteúdo com restrição geográfica ou se simplesmente quiser uma camada extra de privacidade e segurança para sua atividade on-line. Uma VPN também é útil para pessoas que viajam com frequência e precisam acessar conteúdo ou serviços restritos em determinados países.

Um firewall e uma VPN podem ser usados juntos?

Sim, e isso é até recomendado para otimizar a segurança.

Um firewall e uma VPN oferecem tipos complementares de proteção. O firewall atua como uma barreira primária contra ameaças externas e tráfego não autorizado, enquanto a VPN protege seus dados e sua privacidade on-line.

Observe que alguns firewalls podem bloquear conexões VPN, exigindo ajustes nas regras do firewall para permitir o tráfego da VPN.

Considerações finais

Entender a diferença entre um firewall e uma VPN o ajudará a escolher as ferramentas certas para sua segurança on-line. Um firewall protege sua rede contra invasões e ameaças externas, enquanto uma VPN protege e privatiza sua atividade on-line onde quer que você esteja.

Juntos, eles formam uma combinação poderosa para proteger seus dados e sua privacidade no mundo digital.

Lucas Ribeiro Almeida

Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.