Com um início provisório em julho de 2020 nos EUA, Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia, o Mozilla VPN estendeu sua disponibilidade para muitos países. A rede virtual privada da fundação está frequentemente nas notícias, e nem sempre de uma forma positiva. Recentemente, falhas de segurança foram detectadas durante uma auditoria independente.

O que é o Mozilla VPN?

Mozilla VPN©

Às vezes, é difícil encontrar seu caminho entre as muitas ofertas de VPN baseadas em navegador. Na verdade, existem dois tipos de VPN: as extensões de navegador, como a Mozilla Firefox Private Network e as oferecidas por diferentes provedores, e um aplicativo de VPN separado que é instalado de forma independente e criptografa todo o tráfego da Internet, independentemente do navegador que você usa para navegar.

O navegador mais conhecido que oferece uma VPN gratuita é o Opera. Mais parecido com um proxy, o Opera VPN infelizmente não atende a todas as necessidades dos usuários, e sua política de dados ainda é bastante vaga. O Mozilla VPN é um produto por si só.

Aclamado por seu compromisso público com a privacidade, o Firefox, o navegador Open Source da Fundação Mozilla, já conta com vários recursos projetados para melhorar a privacidade e a segurança on-line.

Na mesma linha e com a mesma filosofia, o Mozilla VPN também é Open Source, com seu código disponível para consulta no Github.

Em quais países o Mozilla VPN está disponível?

O Mozilla VPN ainda não está disponível na América do Sul.
A implantação tem sido bastante lenta desde seu lançamento. O Mozilla VPN está disponível na Áustria, Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

O que o Mozilla VPN oferece?

Totalmente independente do navegador, o Mozilla VPN oferece aplicativos para Windows 10 (somente 64 bits), macOS (10.14 e superior), iOS (13.0 e superior), Android (versão 8 e superior) e Linux (Ubuntu 18.04 e superior). As grandes ausências são as caixas de smartTVs/IPTV e os roteadores, que também não têm APK disponível.

Esta VPN é baseada na rede de servidores da Mullvad, uma VPN Open Source sueca. Ela tem 500 servidores em mais de 30 países. O Mozilla VPN é padrão e usa criptografia AES-256 de alto nível.

A VPN da fundação tem tudo a ver com velocidade e opera exclusivamente com o WireGuard®*. Esse protocolo Open Source se destaca por sua base de código muito pequena. Ele tem cerca de 4.000 linhas. A vantagem disso é que ele está menos exposto a ataques, pode ser auditado mais rapidamente e é muito rápido. Embora ainda esteja em desenvolvimento, o WireGuard® será destinado principalmente aos usuários de VPN móvel. Se o dispositivo conectado mudar de interface de rede, a conexão permanecerá enquanto o cliente continuar a enviar dados autenticados para o servidor.

Infelizmente, o Wireguard® não está isento de falhas e, embora alguns provedores de VPN, como o NordVPN com o NordLynx, tenham conseguido integrá-lo perfeitamente, algumas operadoras, como a ExpressVPN, foram mais cautelosas e optaram por projetos internos.

A razão para isso é simples. Por padrão, o WireGuard® registra os endereços IP conectados ao servidor. Eles são salvos indefinidamente ou até que o servidor seja reiniciado. A questão da retenção de registros é uma das principais preocupações. Também deve ser destacado que esse protocolo não foi originalmente projetado para garantir a navegação anônima, mas para proteger rapidamente uma rede.

A presença do Open VPN teria sido muito bem-vinda.

Recursos do Mozilla VPN

Infelizmente, não há muitos deles.

O Mozilla VPN oferece o Kill Switch em todos os seus aplicativos. Esse é um sistema de segurança que corta automaticamente a conexão com a Internet se o link da VPN falhar. Isso evita vazamentos de dados e permite que você saiba se a VPN não está mais ativa. O tunelamento dividido também está disponível, permitindo a criação de uma lista de permissões para sites e aplicativos que não passam pela VPN.

Desde agosto de 2023, a VPN também inclui um bloqueador de anúncios.

De acordo com o feedback de muitos usuários da Internet por meio da Google Play Store, a conexão nem sempre é muito estável. É difícil dizer se os servidores estão frequentemente saturados ou se é o Kill Switch que é um pouco zeloso demais.

O Mozilla VPN não oferece proteção contra análise profunda de pacotes. De fato, não há modo de camuflagem. Isso significa que sua VPN será detectada regularmente por um grande número de sites, incluindo plataformas de streaming. Em resumo, não espere acessar sistematicamente a biblioteca da Netflix dos EUA com o Mozilla VPN.

No papel, a VPN da fundação permite até 5 dispositivos simultaneamente. Na realidade, é um pouco mais complicado do que isso. Cada dispositivo deve estar registrado e visível na sua conta. Para inserir um novo dispositivo (além dos 5), você terá que excluir 1 e criar outro.

Esse processo é extremamente raro e particularmente surpreendente, pois a maioria das VPNs para vários dispositivos não exige nenhum registro especial. O download e a instalação de aplicativos são ilimitados. O aplicativo simplesmente o chamará se você exceder o número autorizado de conexões VPN.

O Mozilla VPN é uma VPN sem registros?

Assim como o Opera VPN, a política de privacidade do Mozilla VPN é objeto de muito debate. Embora seja anunciado no site oficial que esse novo provedor de rede virtual privada protege os dados de seus usuários, uma certa quantidade de informações é coletada no momento da conexão. No entanto, uma certa quantidade de informações é coletada quando uma conta Mozilla é criada: seu endereço de e-mail, idioma, endereço IP, configuração de hardware e sistema operacional, mas não apenas isso.

A lista de dados coletados permanece um tanto vaga. Você pode consultar parte dela na política de privacidade do Mozilla VPN.

Como já mencionado, a rede de servidores na qual o Mozilla VPN se baseia depende inteiramente da Mullvad. Embora confiável e transparente, essa empresa é, por si só, um fornecedor terceirizado.

Há rumores de uma futura auditoria de segurança independente para o Mozilla VPN.

Mozilla VPN: Comentários

Longe de oferecer um produto realmente completo e bem-sucedido, o Mozilla VPN ainda tem muito espaço para melhorias. Em termos dos requisitos atuais do mercado, o Mozilla VPN fica aquém.

Em comparação com as melhores VPNs do mercado há vários anos, o Mozilla VPN realmente é insignificante quando se trata de desempenho e, acima de tudo, de preço. Com sua experiência, poderíamos ter imaginado muito mais recursos e inovações.

 

* WireGuard é uma marca registrada de Jason A. Donenfeld.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.