O aumento da digitalização é um fenômeno global que afeta todas as esferas da vida moderna. O número de criminosos cibernéticos está crescendo com esse fenômeno, ameaçando empresas e indivíduos, tornando a segurança cibernética uma preocupação fundamental para todos.

Muitas ferramentas de segurança cibernética podem ser assustadoras e confusas. Nem sempre é fácil saber quem está fazendo o quê, especialmente quando a mesma empresa oferece uma ampla variedade de produtos de segurança cibernética. Esse é o caso da Nord Security, a empresa controladora da NordLayer e da NordVPN. Embora muito semelhantes, essas duas VPNs oferecem recursos muito diferentes e não se destinam aos mesmos usuários. Aqui está um guia comparativo dos dois melhores serviços da Nord Security.

O que é o NordLayer?

O NordLayer, anteriormente conhecido como NordVPN Teams, é a divisão profissional da Nord Security. Lançada em 2019 para atender a algumas das necessidades muito específicas de segurança cibernética das empresas, essa solução para profissionais conquistou rapidamente a confiança de mais de 8.000 organizações.

Assim como nossa empresa, o NordLayer está em constante evolução e vai muito além do escopo de uma simples VPN. Hoje, o NordLayer está alinhado com a filosofia Secure Access Service Edge (SASE), ao mesmo tempo em que adota o Zero Trust Paradigm (ZTNA).

© 2024 Nord Security.

A NordLayer acaba de lançar o Cloud Firewall (FWaaS). Esse recurso baseado na nuvem oferece às empresas controle de acesso granular, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança dos processos de negócios.
Ao combinar esses recursos com soluções adaptativas de acesso à rede, essa VPN profissional oferece uma plataforma de segurança cibernética completa e nativa da nuvem que atende especificamente às necessidades das empresas atuais.

Para que o NordLayer é usado?

O NordLayer foi projetado para empresas que desejam ter uma boa política de segurança cibernética.

 

Seus principais casos de uso incluem

  • Permitir o acesso remoto seguro para o trabalho híbrido. Após a pandemia, as necessidades dos funcionários mudaram, o que levou os administradores de rede a procurar maneiras de garantir o acesso seguro aos recursos internos da empresa. O NordLayer é uma excelente VPN para teletrabalho.
  • Acesso seguro à Internet para os funcionários: ao usar os recursos da empresa, os funcionários podem, sem saber, clicar em links suspeitos que colocam a organização em risco. O NordLayer aplica vários filtros para limitar os links maliciosos que sua equipe pode acessar.
    Ativação de políticas de “traga seu próprio dispositivo”: para empresas que permitem que os usuários conectem seus dispositivos pessoais, pode ser difícil estabelecer uma linha de base que seja fácil de ser configurada pelos usuários.
  • Conformidade regulatória: em alguns setores, as normas de segurança de dados são rigorosas. O NordLayer oferece ferramentas para ajudar as empresas a cumprir essas normas.
  • Compatibilidade com serviços em nuvem: sua compatibilidade com os serviços em nuvem mais populares, como AWS, Azure e Google Cloud, garante uma integração perfeita.
  • Filtragem baseada em ID: esse recurso garante que somente usuários autorizados, identificados por seu ID exclusivo, tenham acesso aos recursos da empresa.
  • Monitoramento da atividade dos funcionários: os administradores podem monitorar as ações de diferentes equipes na rede em tempo real. Isso ajuda a detectar rapidamente qualquer comportamento suspeito ou fora de conformidade.
  • Painel de controle centralizado: o NordLayer oferece um painel de controle centralizado, permitindo que os administradores gerenciem facilmente os usuários e definam políticas de segurança.

O que é a NordVPN?

A NordVPN é voltada inteiramente para pessoas físicas. O serviço administra redes de anonimato em grande escala, distribuídas em todo o mundo e acessíveis por uma taxa de assinatura. Depois de fazer login no serviço, os usuários são recebidos por um mapa de diferentes países e servidores e podem escolher um servidor em qualquer lugar do mundo, alterando seu IP e localização com um único clique. A NordVPN é considerada a melhor VPN do mercado.

Alguns usuários procuram fortalecer sua segurança cibernética usando uma conexão criptografada. Outros simplesmente a utilizam para streaming e/ou acesso a conteúdo com restrição geográfica.

Para que é usada a NordVPN?

A NordVPN é usada principalmente para várias finalidades destinadas aos usuários da Internet.

 

Aqui estão alguns dos principais usos da NordVPN para indivíduos:

  • Acesso seguro à Internet: A VPN criptografa sua conexão, tornando-a indecifrável para seu ISP ou hackers. Não há mais rastreamento on-line.
  • Segurança de wifi público: conectar-se a uma rede wifi pública é sempre arriscado. Você nunca pode ter 100% de certeza do que está na rede. A criptografia de seus dados de navegação com uma VPN ajuda a evitar essas tentativas.
  • Aproveite as melhores ofertas: algumas regiões desfrutam de descontos e promoções frequentes, outras não. Uma VPN o ajuda a mudar virtualmente de local para que você também possa encontrar melhores ofertas que são bloqueadas por região.
  • Contribui para o seu anonimato: a NordVPN é uma VPN sem registros. Ela não coleta dados de uso que passam por seus servidores. Isso ajuda a preservar a confidencialidade de suas atividades on-line.
  • Contorna a censura: como o tráfego da VPN é criptografado, seu acesso à Internet é mais difícil de controlar, permitindo que você tenha uma janela aberta para toda a Web.

Diferenças entre NordLayer e NordVPN

NordVPN :

  • Público-alvo: projetado principalmente para pessoas físicas.
  • Objetivo principal: Proteger a privacidade on-line e contornar restrições geográficas.
  • Recursos: conexão com servidores em todo o mundo, mascaramento de endereço IP, proteção contra vazamentos de DNS.
  • Uso: streaming, navegação segura e confidencial, LAN segura

NordLayer :

  • Público-alvo: projetado para empresas e profissionais.
  • Objetivo principal: Acesso seguro aos recursos da empresa e proteção dos dados comerciais.
  • Recursos: painel de controle centralizado, verificação da postura do dispositivo, compatibilidade com serviços em nuvem, filtragem de IDs, monitoramento da atividade da rede etc.
  • Uso: teletrabalho seguro, acesso remoto a recursos corporativos, conformidade regulatória.

Enquanto a NordVPN se concentra na proteção da privacidade individual e no acesso a conteúdo com restrição geográfica, a NordLayer se concentra na proteção de dados e recursos corporativos, com ferramentas adaptadas às necessidades da empresa.

NordVPN Vs NordLayer: conclusão

Embora desenvolvidos pela mesma entidade, NordSecurity, NordLayer e NordVPN têm objetivos distintos. O NordLayer é uma solução comercial voltada para a proteção de redes corporativas. Ele fornece aos administradores de rede as ferramentas necessárias para configurar o acesso remoto seguro, com servidores dedicados e listas brancas de endereços IP.

O NordVPN é voltado para o público em geral, permitindo que os usuários naveguem na Internet de forma confidencial e segura.

Concluindo, o NordLayer se concentra na segurança cibernética das redes corporativas, enquanto o NordVPN aprimora a experiência dos usuários na Internet e a torna mais segura. Suas funções são totalmente diferentes.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.