Inicialmente concebida como um espaço aberto e livre, a Internet agora é atormentada pela censura. Em muitos países, enormes recursos técnicos são colocados em prática para manter o controle sobre as informações acessíveis em seu território. Embora a tecnologia forneça as ferramentas necessárias para censurar a Internet, ela também oferece maneiras de contorná-la. Este artigo analisa o conceito de censura na Web, como ela funciona e como pode ser contornada.

Exploramos as diferentes formas de censura cibernética.

Farei uma análise factual da censura cibernética em todo o mundo.

O que é censura na Internet?

O termo censura refere-se a uma restrição à liberdade de expressão. Ela é arbitrária e imposta por quem está no poder. A censura se aplica a todas as áreas: opinião, informação, literatura, arte etc.

A censura na Internet é o controle ou até mesmo a exclusão do conteúdo transmitido. Também é conhecida como cibercensura.

O que é censurado?

Não há regras nessa área; tudo depende do censor e de seus motivos. Seja por controle dos pais, uma medida no local de trabalho ou um bloqueio governamental, a gama de elementos que podem ser restringidos é vasta.

Os meios de comunicação, as plataformas de mídia social e as mensagens instantâneas são os principais alvos devido à velocidade com que as informações podem ser disseminadas e transmitidas.

Onde ocorre a censura?

A censura pode ser aplicada em vários lugares quando você está navegando na Internet. Toda vez que você tenta acessar um site, o tráfego da Internet é gerenciado por :

Seu dispositivo (por exemplo, smartphone, laptop de trabalho etc.)
A rede local (por exemplo, WiFi em casa, WiFi no trabalho etc.).
Seu provedor de serviços de Internet (ISP)
O mecanismo de pesquisa de sua escolha

Esta não é uma lista completa de todos os locais onde a censura pode ser aplicada, mas inclui os exemplos mais comuns.

Os censores podem bloquear o conteúdo em qualquer um desses estágios.

Bloqueio em seu dispositivo

Um software pode ser instalado em um dispositivo que aplica o bloqueio localmente. Pode ser um software de controle dos pais, um software de segurança de rede ou até mesmo um software malicioso.

Bloqueio em sua rede local

A pessoa que gerencia sua rede local também pode configurar bloqueios. Esses tipos de bloqueios geralmente são encontrados em redes WiFi de universidades ou locais de trabalho.

Bloqueio no ISP e, é claro, em nível nacional

Um ISP conecta seu dispositivo ao restante da Internet, o que significa que ele tem o poder de bloquear sites específicos ou toda a Internet.

Um governo pode forçar um ISP a censurar para ele, bloqueando conteúdo específico para todos no país.

Bloqueio por mecanismos de pesquisa

Como muitas pessoas dependem de mecanismos de busca para encontrar o conteúdo que procuram, as autoridades também podem exigir que esses mecanismos bloqueiem determinadas consultas ou retornem apenas resultados aprovados por elas.

Exemplos de censura na Internet

A censura assume muitas formas diferentes e pode ser implementada brevemente ou se transformar em uma condição duradoura da Web.

Aqui estão alguns exemplos dos diferentes tipos e níveis de censura:

O Grande Firewall da China, implementado em meados dos anos 2000, bloqueia o acesso a milhares de sites ocidentais. O país tem aumentado constantemente sua censura, bloqueando todas as versões linguísticas da Wikipédia desde 2019. O governo chinês também exerce um controle rígido sobre sua rede nacional de Internet para excluir rapidamente publicações que questionam o partido e seus líderes.

No período que antecedeu as eleições nacionais (um pretexto usado por muitos regimes para censurar a Internet), o governo de Uganda ordenou que o provedor de serviços de Internet (ISP) local fechasse completamente o acesso à Internet em todo o país. Os ugandenses ficaram sem acesso à Internet por pouco mais de cinco dias.

Durante os protestos em massa, o governo cubano bloqueou o acesso a várias plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp e Telegram, por 2 dias.

O último exemplo é o mais representativo da maior parte da censura à Internet. Construir uma Internet nacional completamente separada é caro e difícil de manter, e desligar completamente a Internet de um país, mesmo que por um curto período, pode resultar em enormes perdas econômicas. Em comparação, é mais fácil bloquear artigos de imprensa que criticam os poderes constituídos e impedir que as pessoas se organizem nas mídias sociais em um nível técnico e político.

Censura na Internet em todo o mundo

De acordo com a avaliação de 2021 da Freedom House, a liberdade na Internet diminuiu pelo 11º ano consecutivo.

Esse declínio se deve, em grande parte, ao abuso, por parte de alguns governos, de regulamentações que lhes permitem suprimir conteúdos críticos ou não lisonjeiros. Isso é esperado de países autoritários como China, Irã e Mianmar, mas esse tipo de censura on-line também está se tornando mais comum em democracias como Índia e Indonésia.

Quais países têm os níveis mais baixos de censura na Internet?

Novamente, de acordo com o relatório de 2021 da OFTN (disponível em PDF aqui), os quatro países com as pontuações mais altas em termos de liberdade são :

Islândia
Estônia
Canadá
Costa Rica

Observe que isso não significa que esses países não tenham censura; eles simplesmente têm um histórico decente quando se trata de proteger a liberdade de discurso e expressão na Internet e, em geral, tentam tornar a Internet o mais acessível possível.

Como funciona a censura na Internet?

A censura na Internet geralmente é implementada por meio de um dos seguintes métodos. Explicamos brevemente como eles funcionam e como você pode contorná-los.

Filtragem e redirecionamento do Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

Suas solicitações de DNS são resolvidas por servidores DNS operados pelo seu ISP por padrão. Isso significa que seu ISP pode se recusar a resolver consultas de domínios que hospedam conteúdo censurado em seus servidores DNS, tornando o site inacessível aos navegadores e fazendo com que eles retornem um endereço IP incorreto.

Bloqueio de endereço IP

O bloqueio de endereços IP é uma forma bastante simples de censurar sites ou plataformas específicas. Primeiro, o censor cria uma lista dos endereços IP ou números de porta TCP/IP de todos os sites a serem bloqueados. Em seguida, quando os navegadores solicitam acesso a um site, o ISP compara cada solicitação com a lista. Se houver uma correspondência, o ISP desconecta a conexão.

Todos os sites localizados no mesmo servidor de hospedagem compartilhada compartilham o mesmo intervalo de endereços IP e também são bloqueados. Esse é um dano colateral. O bloqueio de endereços IP é a forma mais comum de bloqueio geográfico de conteúdo protegido por direitos autorais, como músicas ou filmes.

Ao bloquear determinadas portas TCP/IP, os censores podem até mesmo bloquear aplicativos com base em seu tipo de tráfego. Essa técnica é comumente usada para bloquear VPNs.

Bloqueio por meio de mecanismos de busca

Os mecanismos de busca têm imenso poder sobre o tráfego da Web, e é por isso que os governos frequentemente ameaçam bloquear completamente seus serviços se eles não concordarem em filtrar o conteúdo considerado inadequado. Como esse tipo de censura depende da cooperação do operador do mecanismo de busca, ele só pode ser implementado em escala nacional. Os censores do governo definem qual conteúdo é questionável e deve ser removido dos resultados de pesquisa.

Inspeção profunda de pacotes de dados

Isso é conhecido como inspeção profunda de pacotes (DPI). Trata-se de uma forma avançada de censura usada por determinados estados que exercem controle rígido sobre a Internet. Esse método envolve a inspeção dos metadados dos pacotes enviados entre servidores para determinar o tipo de tráfego que está sendo transferido.
As autoridades podem então registrar, redirecionar ou bloquear esse tráfego, dependendo do que encontrarem. Esse é um dos poucos métodos eficazes de bloqueio de tráfego criptografado. Firewalls sofisticados que usam DPI (como o Grande Firewall da China) podem até mesmo detectar e bloquear o tráfego VPN ou a navegação na rede Tor.

Saiba mais: Descubra o Stealth, o novo protocolo stealth da ProtonVPN que impede que uma VPN seja detectada.

Como contornar o problema da censura na Internet

Use uma VPN

Você provavelmente já leu isso em todos os lugares! Usar uma VPN é uma boa maneira de contornar a censura. Uma VPN cria um túnel criptografado entre seu dispositivo e o servidor VPN de sua escolha. O tráfego da Internet, incluindo as solicitações de DNS, é roteado pelo servidor e não pode ser rastreado até você.
Isso impede que o seu ISP veja os sites que você está tentando acessar e impede que ele aplique bloqueios. Você pode então se conectar a um servidor em outro país onde o conteúdo ou serviço não esteja bloqueado.

As melhores VPNs permitem que você contorne a :

  • Filtragem de DNS
  • Bloqueio de endereço IP
  • Filtragem de URLs
  • Bloqueio de mecanismos de pesquisa

Filtragem de DNS

Se você souber que está enfrentando filtragem de DNS, basta alterar o provedor de consulta de DNS. O Quad9 é um provedor de DNS popular que pode ajudá-lo a contornar o bloqueio. Será necessário reconfigurar seu sistema operacional para usar um novo provedor de DNS. A Quad9 oferece um guia de configuração simples e abrangente.

Tor

Em alguns casos, você pode recorrer ao Tor. O navegador Tor criptografa sua conexão com a Internet e a passa por diferentes servidores Tor (chamados de nós) na rede. O site que você visitar verá apenas o endereço IP do último servidor Tor, não o endereço IP do seu dispositivo. O Tor pode ser lento e difícil de usar. Observe, no entanto, que o Tor é legal na Brasil, mas você estará sujeito a um maior monitoramento pelo seu provedor de serviços de Internet se usá-lo.

Aqui está uma seção adicionada para o Hyphanet, que se encaixa no contexto da censura na Internet:

Hyphanet (antiga Freenet)

Outra solução para contornar a censura na Internet é o Hyphanet, a evolução do Freenet. Ao contrário do Tor, que se concentra na navegação anônima na Web, o Hyphanet oferece uma rede descentralizada, ponto a ponto, projetada especificamente para publicação anônima e compartilhamento de arquivos. A Hyphanet criptografa os dados e os distribui entre vários nós, tornando a censura e a vigilância muito mais complicadas.

Mateus Sousa da Silva

Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.