O que é whitelisting? Esse é o processo de proteger seu dispositivo ou rede autorizando endereços IP, software ou e-mails confiáveis a acessar sua rede pessoal e/ou profissional e seu dispositivo. A lista de permissões é um processo de dois estágios que envolve :

  • Identificação de fontes e agentes confiáveis.
  • Conceder a eles reconhecimento, acesso e privilégios especiais.

O que faz uma lista branca?

No mundo da segurança cibernética, a lista branca envolve a concessão de acesso exclusivo a endereços IP (Internet Protocol), sites e aplicativos específicos. Esse acesso permite que eles contornem os sistemas de segurança de TI e bloqueiem qualquer coisa que não esteja na lista. Esse processo é o oposto do software antivírus tradicional, que bloqueia ameaças conhecidas e autoriza todo o resto.

Os benefícios da lista de permissões

Seja para uso comercial ou pessoal, a lista de permissões é um excelente recurso de segurança cibernética. A implementação e a manutenção adequadas podem economizar tempo e recursos.

Em resumo, a lista de permissões pode:

  • Evitar ataques de malware e vírus
  • Reduzir ou até eliminar tentativas de phishing
  • Reduzir as distrações e aumentar a produtividade priorizando os e-mails
  • Autorizar somente o acesso a determinados sites
  • Autorizar somente o uso de aplicativos verificados e validados

A desvantagem? Você precisa configurá-lo e mantê-lo manualmente. No entanto, isso pode ser uma vantagem considerável, pois você pode adaptá-lo para atender a todas as suas necessidades pessoais ou profissionais.

As diferenças entre listas brancas e listas negras

Talvez você esteja mais familiarizado com o termo “lista negra”. Embora esses dois termos possam parecer semelhantes, eles são, na verdade, completamente opostos.

Lista branca:

  • Restringe tudo o que não está na lista branca.
  • Permite tudo o que está na lista branca.

Lista negra:

  • Restringe tudo o que está na lista negra.
  • Autoriza tudo o que não estiver na lista negra.

Uma lista branca bloqueia tudo, exceto o que você proíbe. Isso elimina a possibilidade de ocorrência de ameaças cibernéticas e distrações desnecessárias.

Em contraste com as soluções de lista branca, a lista negra é a prática de reconhecer e excluir agentes perigosos e não confiáveis. Como, por exemplo, a exclusão de pessoas problemáticas.

Na segurança cibernética, a maioria dos softwares antimalware e antivírus são listas negras. Eles identificam e impedem que códigos, endereços IP e malware façam alterações em seu dispositivo. O antivírus (software de lista negra) é uma ferramenta que decifra códigos maliciosos conhecidos e é fácil de usar em seus dispositivos pessoais.

Explicação dos tipos de lista de permissões

Como regra geral, a lista de permissões não é uma prática universal. Há diferentes tipos de lista branca com diferentes vantagens. A lista de permissões de e-mails, aplicativos e endereços IP pode ser útil para o fluxo de trabalho e a segurança.

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes de cada tipo de lista de permissões, vamos dar uma olhada rápida nos diferentes tipos de lista de permissões.

Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de lista de permissões?

Lista de permissões de IP:

  • Usada para conceder acesso remoto à rede
  • Ajuda a evitar o vazamento de dados
  • Pode ser difícil de manter com endereços IP dinâmicos

Lista de permissões de aplicativos:

  • Usada para impedir o uso de aplicativos e softwares não verificados.
  • Ajuda a evitar ransomware e keyloggers.
  • Fornecido como software de whitelisting de aplicativos de terceiros

Lista de permissões de e-mail:

  • Usada principalmente para melhorar a priorização e o fluxo de e-mails
  • Ajuda a evitar tentativas de phishing
  • Fácil de configurar, mas requer manutenção constante.

Lista de permissões de VPN (com funcionalidade Split Tunneling):

  • Permite que aplicativos e sites selecionados ignorem uma VPN (rede privada virtual), mesmo que ela esteja ativada.
  • Facilita serviços bancários, jogos e outros serviços on-line.
  • Usado com uma conexão VPN como parte de um serviço VPN.

Listas de permissões de IP para teletrabalho

A lista de permissões de IP envolve conceder a uma pessoa com um endereço IP específico (um rótulo numérico) acesso a uma rede. Portanto, se você trabalha em casa, o administrador da rede pode conceder a você acesso remoto seguro ao seu local de trabalho usando uma lista de permissões de endereços IP. Isso reduz o risco de vazamentos ou violações de segurança.

Como outras medidas de segurança cibernética, a popularidade da lista branca de IPs aumentou durante a pandemia, quando as empresas começaram a trabalhar em casa. Os funcionários compartilham seus endereços IP residenciais com um administrador de TI. O administrador de TI elabora uma lista branca de endereços que permite que os funcionários acessem a rede da empresa.

Nesse cenário, o administrador de TI ou o gerente de sistemas deve estabelecer e manter listas brancas de endereços IP manualmente ou usando uma VPN corporativa.

Usado por :

  • Grandes empresas e corporações
  • Autônomos

Difícil de usar para :

  • Funcionários com endereços IP variáveis

Lista branca de aplicativos para proteger seu local de trabalho

A lista branca de aplicativos é uma medida de segurança que permite que apenas aplicativos e programas aprovados sejam executados em um dispositivo. Quando implementada corretamente, ela bloqueia todos os aplicativos mal-intencionados. Ela também analisa a estrutura dos aplicativos instalados e até remove partes não autorizadas ou proibidas de aplicativos do sistema de computador protegido.

Ele ajuda a evitar que softwares mal-intencionados, como keyloggers e ransomware, danifiquem seus dispositivos.

Nem todos os locais de trabalho precisam de uma lista branca de aplicativos. Os grandes grupos de trabalho geralmente são os que mais se beneficiam da lista branca. Ela os ajuda a proteger informações confidenciais ou bancos de dados contra hackers.

Além disso, uma lista de permissões de aplicativos geralmente é fornecida na forma de um software de lista de permissões de terceiros, como o Applocker ou o PolicyPak. Isso significa que ele precisa ser instalado manualmente e mantido continuamente para manter sua utilidade.

Usado por: todas as empresas e companhias com dispositivos no local de trabalho

Difícil de usar para: grandes empresas e empresas que usam uma variedade muito grande de aplicativos.

Listas de permissões de e-mail para segurança e fluxo de trabalho

As listas de permissões de e-mail são usadas por motivos diferentes das listas de permissões de IP e de aplicativos. Elas podem operar com base no princípio da inclusão seletiva de informações, mas seu principal objetivo é ajudá-lo a priorizar e otimizar o fluxo de e-mails.

Em outras palavras, a lista branca de endereços de e-mail garante que eles sempre apareçam na parte superior da sua caixa de entrada. Dessa forma, você não precisará se preocupar com o fato de sua caixa de entrada enviar mensagens importantes para a pasta de spam ou ficar cheia de mensagens indesejadas.

Além disso, ter uma lista de endereços de e-mail aprovados pode ajudá-lo a evitar tentativas de phishing ou e-mails cheios de malware, pois eles permanecerão na parte inferior da caixa de entrada.

Como 2020 levou todos a trabalhar em casa, a classificação de e-mails tornou-se particularmente importante. Essa mudança repentina descentralizou a segurança no local de trabalho e levou a um boom de ataques cibernéticos relacionados a e-mails.

Embora seja difícil determinar a eficácia da lista branca de e-mails como medida de segurança, ela é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade e manter o controle de e-mails importantes. Ela evita que os e-mails da lista branca cheguem à sua pasta de spam. No entanto, e-mails com spam ou mal-intencionados ainda podem causar danos, pois aparecerão na parte inferior da caixa de correio em vez de serem bloqueados.

Lista de permissões de VPN para aplicativos e sites

Algumas das melhores VPNs oferecem uma função de tunelamento dividido, que funciona de forma muito semelhante à lista de permissões. Isso inclui o Surfshark.

Alguns sites de bancos e de criptomoedas podem negar seu acesso por motivos de segurança se você usar uma rede virtual privada. As VPNs ocultam seu endereço IP, e os serviços sensíveis à localização que lidam com ativos pessoais serão alertados se você tentar se conectar de diferentes locais do mundo.

Para evitar isso, o recurso de divisão de túnel permite escolher quais sites e aplicativos podem ignorar sua VPN, mesmo que ela esteja ativada.

É como criar sua própria lista VIP de provedores de serviços confiáveis. Ela só dará acesso aos aplicativos da sua lista de permissões. O tunelamento dividido pode ajudá-lo com serviços bancários e jogos on-line e mantê-lo seguro ao navegar nas partes menos confiáveis da Internet.

Você realmente precisa criar uma lista branca?

Digamos que uma lista branca facilita sua vida.

Aqui está o que você precisa lembrar:

  • As soluções de whitelisting de e-mail e VPN são fáceis de configurar e econômicas.
  • A lista branca de IPs e aplicativos é mais complexa e é usada principalmente por empresas e companhias que precisam de manutenção constante da rede corporativa.
  • Todas elas são bons acréscimos à segurança de TI e ao fluxo de trabalho no local de trabalho e podem ser suficientes para empresas de todos os tamanhos.
  • As empresas maiores também podem se beneficiar da lista branca, mas ela não é a principal fonte de defesa da segurança cibernética.
Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.