Em 2023, 1 em cada 3 pessoas no mundo estará usando uma VPN. Os problemas de conexão com uma VPN podem começar assim que você abre o aplicativo. No entanto, eles também podem ocorrer mais tarde, como receber uma mensagem de erro ao se conectar a um servidor. Em geral, as mensagens de erro podem indicar uma solução, como a verificação das configurações de rede, mas isso nem sempre é muito claro. Às vezes, quando você deseja iniciar sua VPN e selecionar um servidor, nada acontece…

Portanto, vamos dar uma olhada no que fazer se a sua VPN estiver com problemas e não estiver se conectando, e os possíveis motivos desse problema. Também explicaremos a maneira mais eficaz de relatar problemas e resolvê-los o mais rápido possível.

1. Uso de uma versão obsoleta do cliente VPN

Uma VPN não se conectará se sua versão for muito antiga. Talvez seja possível adiar a atualização e o aplicativo poderá funcionar normalmente por algum tempo, mas, eventualmente, deixará de funcionar.

Um provedor de VPN pode parar de usar versões obsoletas. Em geral, isso é para proteger os usuários contra vulnerabilidades ou problemas de desempenho vinculados a versões muito antigas.

Por exemplo, desde outubro de 2022, o Surfshark deixou de oferecer suporte a sistemas mais antigos, como o iOS 12 e anteriores e o macOS 10.14 (Mojave) e anteriores.

Uma VPN que não esteja funcionando devido a versões desatualizadas deverá voltar a funcionar assim que você atualizar seu aplicativo de VPN. Normalmente, os clientes VPN exibem uma mensagem pop-up anunciando que uma nova atualização está disponível. No entanto, você também pode verificar isso manualmente.

2. Problemas com servidores VPN específicos

Talvez você não consiga se conectar a determinados servidores VPN. O problema pode estar relacionado ao tempo de inatividade do servidor e/ou ao excesso de usuários conectados ao mesmo servidor ao mesmo tempo.

Abra a lista de servidores disponíveis e tente outros locais. Se a VPN se conectar com sucesso a outros servidores, o problema é com o servidor anterior ao qual você tentou entrar.

Além dos requisitos geográficos específicos, escolha servidores próximos de sua localização para obter o melhor desempenho.

2. Instalação excessiva de VPNs gratuitas

Esse é um caso clássico. Se você acumular instalações de diferentes VPNs gratuitas no seu dispositivo, corre o risco de não conseguir se conectar. Na verdade, os aplicativos de VPN têm a tendência irritante de nem sempre coexistirem bem uns com os outros, portanto, faça algumas escolhas e, acima de tudo, limpe sua atuação quando se trata de aplicativos.

3. Problemas com determinados protocolos de tunelamento de VPN

A alteração dos protocolos de VPN também pode resolver problemas quando uma VPN não se conecta corretamente. As melhores VPNs oferecem uma ampla variedade de protocolos, incluindo IPSec/IKEv2, OpenVPN e WireGuard®*. Você pode alterá-los a qualquer momento por meio das configurações do aplicativo.

*WireGuard® é uma marca registrada de Jason A. Donenfeld.

4. Firewalls e/ou ferramentas antivírus que bloqueiam a VPN

Os firewalls podem acidentalmente julgar as conexões de VPN como suspeitas e bloqueá-las. Isso é bastante raro, mas pode acontecer. Tudo o que você precisa fazer é criar uma exceção para sua VPN nas configurações do firewall. Sua conexão segura usando o aplicativo de VPN deve fluir, sem nenhum problema perceptível.

Você pode encontrar diretrizes claras sobre como adicionar uma rede virtual privada como exceção em softwares antivírus como Avast, BitDefender, AVG, Avira, Kaspersky e Norton.

5. As portas necessárias estão fechadas

Adicionar exclusões ao seu firewall nem sempre funciona. Por exemplo, uma VPN não se conectará mesmo que você adicione o cliente. Você também pode tentar verificar se as portas necessárias estão abertas.

Você precisa abrir as seguintes portas de saída para permitir que o tráfego da VPN flua corretamente:

  • Porta UDP número 500.
  • Porta UDP número 4500.
  • Porta UDP número 51820.

Você também pode encontrar informações sobre as portas necessárias na documentação da VPN. Como os serviços de VPN usam diferentes protocolos de tunelamento, diferentes portas precisam ser abertas.

6. Problemas com sua conexão com a Internet

O motivo pelo qual a VPN não está se conectando pode estar relacionado a problemas com a sua conexão com a Internet. Nesse caso, talvez você não consiga se conectar a um servidor VPN. Se a Internet estiver instável, o aplicativo poderá se desconectar repentina e repetidamente.

Observe também que, se a sua conexão com a Internet estiver instável e você tiver uma VPN com Kill Switch, o desligamento de emergência será acionado sistematicamente. Portanto, você nunca se conectará.

7. Problemas estranhos com o aplicativo VPN

É muito raro, mas pode acontecer de um aplicativo de VPN não ser instalado corretamente. Você pode resolver esse problema simplesmente reinstalando o aplicativo de software, tendo o cuidado de desinstalar a primeira versão corretamente.
Alguns clientes de VPN têm um recurso de diagnóstico para ajudá-lo.

8. Alteração das configurações do roteador

Uma função integrada chamada VPN passthrough permite que o tráfego passe livremente pela Internet. Alguns roteadores não têm essa função ativada por padrão. Se a função estiver desativada, o tráfego não poderá passar pelo roteador, resultando em tentativas fracassadas de conexão VPN.

Acesse as configurações do seu roteador por meio do painel de administração e verifique se a passagem de VPN está ativada. Depois de ativada, inicie uma VPN e conecte-se ao servidor novamente.

Observação: a maioria das VPNs não exige passagem devido ao uso de protocolos de última geração.

9. As assinaturas de VPN expiraram ou seu limite foi atingido

Uma VPN não poderá se conectar aos servidores se você não tiver permissões válidas. Portanto, verifique se sua assinatura ainda está ativa.

Às vezes, uma VPN gratuita para Mac ou mesmo para PC pode ter um limite de dados para os servidores. Se você exceder esse limite, não poderá mais se conectar aos servidores VPN.

Essa pode ser a solução mais simples, pois tudo o que você precisa fazer é renovar sua assinatura.

Relatar bugs e problemas com o software VPN

Às vezes, a VPN não se conecta, não importa o quanto você a altere ou configure. Nesse caso, a melhor opção é entrar em contato com o provedor de VPN e obter mais informações sobre possíveis soluções.

Entre em contato com a equipe de suporte.

Se uma VPN não estiver se conectando, não se esqueça de mencionar os seguintes detalhes ao suporte técnico:

  • De onde você está se conectando (país ou tipo de rede, como a sua casa ou uma rede Wi-Fi pública)?
  • Você usa um firewall?
  • Quem é seu provedor de serviços de Internet?
  • Em qual sistema operacional você não consegue se conectar ao serviço de VPN?
  • Você usa um aplicativo antivírus?
  • Quais soluções você já tentou?
  • Qual protocolo de tunelamento de VPN você usa?

Com detalhes suficientes, o suporte ao cliente pode resolver seu problema de uma VPN que não se conecta.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.