O uso de dados móveis está em seu auge. Com os smartphones se tornando uma necessidade da vida moderna. Se você estiver em trânsito ou simplesmente longe de qualquer Wi-Fi disponível, talvez esteja se perguntando como o uso de uma VPN pode afetar seus dados móveis. E, como em qualquer necessidade, você quer ter certeza de que eles estão protegidos. Uma maneira de fazer isso é usar uma VPN. Uma VPN funciona com dados móveis? A resposta é sim, mas não é tão simples assim.

Uma VPN afeta os dados móveis?

Se o seu celular for compatível com aplicativos de VPN, então sim, uma VPN funcionará com dados móveis.

Sejamos claros: os dados móveis não são um tipo específico de dados da Internet. São simplesmente uma maneira diferente de transmitir dados, como fibra ou Wi-Fi. As operadoras de telefonia móvel rastreiam cada megabyte usado e cobram uma taxa por isso, mas é a mesma Internet. Pense nisso como Wi-Fi, mas trocando largura de banda por maior alcance.

Portanto, embora as VPNs funcionem em uma conexão com fio comum e em redes Wi-Fi, elas também funcionam e afetam os dados móveis, seja no Android ou no iOS.

O uso de uma VPN lhe dá dados móveis ilimitados?

Absolutamente não! Uma VPN não pode tornar seus dados móveis ilimitados.

Uma VPN funciona simulando uma conexão física entre dois dispositivos na Internet. Para fazer isso, ela sempre usa a infraestrutura da Internet. Portanto, ela deve primeiro acessar a Internet, pois está conectada a um servidor VPN seguro, que é fornecido pelo seu ISP (Provedor de serviços de Internet), nesse caso, sua operadora de celular.

Se uma VPN pudesse estabelecer uma conexão sem usar a infraestrutura de Internet existente, ela seria literalmente mágica. Mas esse não é o caso.

As VPNs têm um limite de dados?

As melhores VPNs não têm limite de dados. Em outras palavras, você pode usá-las o quanto quiser. No entanto, isso não afeta outros limites de dados. Para usar uma VPN, você sempre precisa usar a Internet. E quando você usa a Internet, sempre se depara com os limites da sua assinatura.

Em contrapartida, um provedor de VPN gratuito pode ter um limite mensal para a quantidade de dados que você pode usar gratuitamente. Isso geralmente é feito para permitir que os usuários testem toda a gama de aplicativos antes de fazer o upgrade para um plano pago com dados ilimitados.

Uma VPN usa mais dados em meu celular?

Sim, o uso de uma VPN aumentará seu consumo de dados, inclusive dados móveis.

Isso ocorre devido ao que é conhecido como “sobrecarga de criptografia” ou, em outras palavras, o processo de criptografia de seus dados pessoais.

Observe que seus dados são divididos em pacotes de dados para que possam ser transmitidos mesmo sem uma VPN. A diferença é que uma conexão VPN os reempacota para protegê-lo. O tamanho dessa sobrecarga depende do protocolo de VPN usado. Em geral, os protocolos mais seguros têm uma carga maior.

Em geral, diz-se que, dependendo do protocolo, você pode esperar um aumento de 5 a 15% no uso de dados, sendo que o maior devorador é o OpenVPN, que opera no modo TCP.

Qual é o melhor protocolo de VPN para dados móveis?

A resposta é IKEv2, mas aqui está uma visão geral:

  • PPTP: usa menos dados. No entanto, também é o menos seguro. Atualmente, ele está bastante desatualizado e deve ser evitado.

 

  • OpenVPN TCP: geralmente considerado o protocolo mais seguro. No entanto, ele também consome muitos dados móveis e pode ser um pouco mais lento do que os outros.

 

  • OpenVPN UDP: mais rápido e tão seguro quanto o TCP. A conexão pode ser menos estável, mas não tanto a ponto de interferir no que você está fazendo.

 

  • WireGuard®: o mais recente protocolo de segurança. Usa muito poucos dados móveis e é muito rápido. Uma excelente opção para todos, especialmente se você estiver procurando um bom equilíbrio entre segurança, velocidade e consumo de dados. Recomendamos o uso desse protocolo.

 

  • IKEv2: esse protocolo é particularmente eficaz na economia de dados móveis. Ele é rápido, eficiente e lida muito bem com as mudanças de rede, o que o torna ideal para quem se desloca com frequência entre diferentes redes Wi-Fi e móveis. Além disso, o IKEv2 está integrado ao sistema operacional iOS da Apple, o que o torna uma ótima opção para usuários de VPNs gratuitas para iPhone. Essa é uma de nossas recomendações de protocolo, especialmente se você estiver usando um dispositivo iOS.

Como posso fazer com que minha VPN use menos dados móveis?

Há várias maneiras de minimizar o uso de dados da VPN:

Use a divisão de túneis se sua VPN tiver essa opção.

A divisão de túneis permite abrir exceções para aplicativos que usam proteção de VPN.

Desative a VPN quando não a estiver usando

Isso não é muito recomendado em um dispositivo móvel, mas, se você realmente não tiver outras opções, desative a VPN quando não estiver navegando.

Evite determinadas VPNs gratuitas

Há muitos motivos pelos quais você deve ter muito cuidado com as VPNs gratuitas. Um deles é o uso de dados. Como as VPNs gratuitas são baseadas em modelos de negócios que geralmente envolvem a exibição de anúncios, seus dados móveis serão inevitavelmente usados.

Para concluir

O uso de uma VPN em seus dados móveis pode aumentar o consumo de dados devido ao tamanho dos dados transmitidos quando eles são criptografados. Entretanto, a escolha do protocolo VPN correto pode ajudar a minimizar esse impacto. Protocolos como o IKEv2 e o WireGuard® são excelentes opções para dados móveis devido à sua eficiência e ao baixo consumo de dados.

Lembre-se de que o uso de uma VPN não torna seus dados móveis ilimitados e pode afetar a velocidade de sua conexão. Tenha essas informações em mente para navegar com segurança e eficiência, onde quer que você esteja.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.