O que é malware?

Embora funcionem de maneiras muito diferentes, o antivírus e a VPN cobrem a mesma área de proteção. Usá-los juntos garante o máximo de segurança on-line. O software antivírus foi originalmente projetado para identificar e remover programas mal-intencionados, enquanto algumas VPNs podem bloquear alguns, mas não todos. O que exatamente é malware?

Malware é uma contração de malicious (malicioso) e software. É uma contração de malicioso e software. Esses programas indesejáveis são desenvolvidos para interromper o funcionamento adequado de um dispositivo e criar violações de segurança, mas isso não é tudo. Eles vêm em todas as formas e tamanhos e são atualmente uma das maiores ameaças digitais.

As origens do malware

Na década de 60, o malware era simplesmente um jogo entre desenvolvedores, que consistia em pequenos programas autônomos que se multiplicavam em um espaço digitalmente fechado. A chegada das primeiras redes, como a ARPANET, e dos primeiros hackers de computador deu origem a novas criações que não se baseavam mais em simples competição e diversão. O primeiro malware reconhecido foi chamado de CREEPER, que é o que chamamos de worm, projetado para crescer fora do espaço que ocupava sem causar nenhum dano material. Foi outro programa chamado REAPER que pôs fim ao CREEPER.

Diferentes tipos de malware

Vírus

Os vírus de computador são programados para se multiplicar infinitamente. Entretanto, eles precisam de hospedeiros. Esses programas são capazes de interromper seriamente a operação de uma máquina devido à presença de linhas de código tóxicas. Um vírus pode criptografar suas próprias réplicas para ocultar sua assinatura.

Worms

Os worms de computador não precisam estar vinculados a nada para se espalhar. Esse tipo de malware pode se multiplicar exponencialmente, a ponto de contaminar todos os dispositivos em uma rede. O mais conhecido é o anexo “I love you” dos anos 2000.

Cavalos de Troia

Um cavalo de Troia é um software aparentemente normal que esconde um código malicioso. Os cavalos de Troia podem abrigar qualquer tipo de malware.

Adware

O adware exibe anúncios quando você usa aplicativos. Atualmente, eles estão se proliferando devido ao grande número de aplicativos gratuitos disponíveis. Esse malware interrompe a experiência do usuário.

Ransomware

Ransomware é um malware que toma informações pessoais como reféns. Os dados do usuário da Internet ficam inacessíveis graças à criptografia e são ameaçados de exclusão (malware do tipo wiper, como o NotPetya). Uma quantia em dinheiro é exigida por e-mail do proprietário dos dados em troca de sua recuperação. O número de worms continua a crescer.

Antivírus: boa proteção contra malware

O software antivírus tradicional funciona detectando malware usando assinaturas que são muito específicas para determinados arquivos maliciosos. Até o momento, essa é a única maneira de se proteger contra a maioria dos malwares atualmente em circulação. Poucos provedores de VPN são capazes de impedir que todos os malwares infectem um sistema, pois não foram projetados para essa finalidade desde o início.

Além disso, o antimalware tornou-se uma proteção inadequada contra os vários vetores de infecção. Alguns produtos antivírus oferecem VPNs integradas, como o Surfshark ou o CyberGhost. Mas não se esqueça de adquirir o pacote completo.

Além disso, a análise dos pacotes de dados realizada pelo software antivírus está começando a levantar muitas questões sobre o que acontece com os dados pessoais de navegação dos usuários.