Explicação da velocidade dos protocolos VPN

Nem todos os protocolos de segurança têm o mesmo desempenho em termos de velocidade. Vamos dar uma olhada em uma das perguntas técnicas mais frequentes: qual é a velocidade dos protocolos de VPN? A tecnologia usada para criar um túnel seguro pode ser rápida ou lenta. Esse é o desafio dos provedores de VPN: oferecer um serviço de VPN confiável que também seja rápido.

A lentidão geralmente se deve a dois fatores: um problema de design e/ou obsolescência. Alguns processos de criptografia foram aprimorados com o tempo para permitir um processamento mais rápido das informações e, ao mesmo tempo, manter maior segurança. Por esse motivo, os protocolos modernos, como o IKEv2, oferecem velocidades muito melhores do que seus antecessores.

IPsec

O IPsec é um conjunto de protocolos para proteger os dados que passam por uma rede. Ele também permite que a origem dos dados seja autenticada. Exigindo software cliente, pode levar algum tempo para negociar conexões.

IKEv2

O IKEv2 é uma colaboração entre a Microsoft e a Cisco para criar um protocolo de tunelamento flexível e confiável. Ele tem suporte nativo no Windows 7 (e superior), bem como no Linux, macOS, Android e iOS. A maior vantagem do IKEv2 é sua estabilidade e velocidade.

PPTP

O PPTP é um protocolo antigo, compatível com todos os sistemas e plataformas e, sem dúvida, o mais simples e rápido. Bastante popular, seu nível de segurança é, no entanto, bastante baixo em comparação com outros padrões atuais.

AES

AES ou Advanced Encryption Standard é um algoritmo de criptografia simétrico. O AES-256 bits é o conjunto de regras operacionais que forma a base do funcionamento de uma VPN. É o mais seguro do mundo. Aprovado pela NSA e recomendado pelo NIST, é o padrão de criptologia para proteger documentos confidenciais de organizações governamentais.

L2TP

L2TP, que significa Layer 2 Tunneling Protocol, é um conjunto de elementos que garante o processo de tunelamento. Nunca operando sozinho, esse protocolo está desatualizado e é particularmente lento.

WireGuard

O WireGuard® é um aplicativo e protocolo de código aberto gratuito e relativamente recente que permite criar redes privadas seguras muito rapidamente. Ele foi projetado por Jason A. Donenfeld. Ainda em desenvolvimento, o WireGuard® é um protocolo particularmente promissor devido à sua velocidade. Até o momento, poucos provedores de VPN o integraram em seus sistemas. Como regra geral, são as VPNs para streaming que estão equipadas com ele devido ao seu desempenho de velocidade.

O caso do SoftEther

Desenvolvido no Japão e lançado como software de código aberto em 2014, ele é compatível com um grande número de VPNs e oferece velocidades rápidas, além de alta segurança. O SoftEther é de código aberto e capaz de explorar grandes conexões para transferir grandes quantidades de dados.

OpenVPN

O OpenVPN é a opção mais segura para os usuários da Internet. De código aberto e auditado várias vezes, esse protocolo é muito popular entre os especialistas em TI. Não foram identificados riscos graves à segurança. No entanto, ele é bastante lento.

Uma questão de processamento de dados

Alguns padrões de criptografia também podem aumentar o tempo de processamento para codificação e decodificação, adicionando camadas de cabeçalhos, chaves e tíquetes de autenticação aos pacotes de dados à medida que eles trafegam. Todos esses dados extras precisam ser processados ao mesmo tempo que a própria carga útil. Controles como o encapsulamento duplo também adicionam atrasos extras de execução a alguns protocolos. Isso pode tornar a transmissão mais lenta.

Se você quiser saber mais

É possível haver vazamento de DNS em uma VPN?
O que é criptografia de ponta a ponta?