Perguntas técnicas sobre VPNs
Embora a maioria dos serviços de VPN sem registro tenha ofertas razoavelmente decentes para os tipos de navegação. No entanto, há recursos técnicos que mudam de um provedor para outro. Do ponto de vista dos usuários da Internet, esses recursos podem ser elementos decisivos na escolha de uma rede privada virtual.
Aqui está uma breve visão geral das perguntas técnicas que nos foram feitas sobre VPNs.
Infelizmente, esta seção é um pouco genérica. Você encontrará perguntas sobre redes privadas virtuais que são um pouco mais específicas. Elas se referem principalmente a características específicas ou à compatibilidade com mídias específicas.
Perguntas técnicas sobre VPN em um resumo
O que é uma VPN?
VPN é a abreviação de rede privada virtual. Esse software permite que você se conecte a uma rede remota de forma segura e confidencial. Todo o seu tráfego de Internet passa por um túnel criptografado. Ele mascara e substitui seu endereço IP real.
Uma VPN também impede que seus pacotes de dados sejam analisados se você se conectar a uma rede Wi-Fi pública, por exemplo, mas não só isso. Na verdade, em casa, seu provedor de serviços de Internet não consegue mais ver o que você está fazendo quando está navegando. Isso tem a vantagem de evitar certas lentidões (gargalos).
Há cerca de 200 provedores de VPN no mercado. Entre os mais eficientes, você pode escolher o NordVPN, que é considerado a melhor VPN do mercado, ou o CyberGhost, que é o mais usado no mundo.
VPN ou proxy?
Um proxy conecta você a um servidor remoto e permite que você oculte seu IP durante a navegação, assim como uma VPN, mas a comparação técnica não vai além disso. Uma VPN mascara seu IP e captura e protege toda a atividade na Internet do dispositivo que você está usando. Além disso, o servidor que atua como seu intermediário recebe seus dados criptografados, o que não acontece com os proxies em geral.
Uma VPN é legal?
Embora não seja uma pergunta técnica sobre VPNs, essa é uma pergunta muito frequente. É sempre bom fazer alguns lembretes sobre a legalidade das VPNs.
As VPNs permitem manter a atividade on-line de seus usuários anônima e geograficamente irrestrita. É por isso que alguns governos criaram várias maneiras de bloquear, limitar ou proibir o uso desse dispositivo.
Os países que proíbem VPNs incluem a Coreia do Norte, que bloqueou o acesso a todos os endereços IP estrangeiros. Ou a China, que realiza sistematicamente a inspeção profunda de pacotes para fins de censura levada ao extremo.
O termo censura refere-se a uma limitação da liberdade de expressão. Ela é arbitrária e é imposta por pessoas no poder. A censura diz respeito a todas as áreas, opinião, informação, literatura, arte etc.
A censura na Internet é o controle ou até mesmo a supressão do conteúdo transmitido. Tornar as VPNs ilegais é a maneira mais segura de garantir que um cidadão não contorne a censura imposta em seu país.
Uma VPN é legal no Brasil?
Sim, o uso de uma VPN é legal no Brasil. O que não é legal é usá-la para cometer um ato ilegal.
Pergunta técnica sobre VPN: As VPNs suportam download P2P?
Essa não é uma pergunta insignificante. De fato, nem todos os provedores de VPN suportam o download P2P. Há vários motivos para isso: alguns não têm servidores compatíveis, falta de encaminhamento de portas, outros são muito pequenos e, em alguns casos, o provedor de VPN não quer ter que lidar com possíveis reclamações de violação de direitos autorais relacionadas a downloads ilegais de torrents.
As melhores VPNs para downloads de torrents são a CyberGhost, que é recomendada pela Bittorrent, e a ProtonVPN, devido ao seu encaminhamento de porta integrado.
Rede privada virtual ou SeedBox?
Esses são dois serviços diferentes. A seedbox protegerá apenas seus downloads e está configurada para p2p. A VPN protegerá seu IP e todos os seus dados de navegação de entrada e saída.
Por que usar uma VPN com IP dedicado?
Novamente, nem todos os provedores de VPN têm essa opção. Entre as VPNs mais conhecidas, podemos mencionar a ExpressVPN, que não tem um IP estático dedicado para os usuários que precisam dele.
Um endereço IP estático dedicado é um endereço IP que não muda e é alugado por um e somente um usuário.
Alguns serviços de VPN oferecem IPs estáticos como um recurso adicional que você pode adquirir.
Qual é a finalidade de um IP dedicado estático?
Acessar um computador remotamente
Acessar remotamente um servidor de arquivos doméstico, NAS, FTP ou servidor da Web
Encaminhar portas para determinados dispositivos ou serviços
Conectar-se a uma câmera IP remota
Auto-hospedagem de seus próprios jogos
Entre as poucas VPNs com IP dedicado estão a NordVPN, a CyberGhost, a Private Internet Access, a PureVPN e a Surfshark.
VPN com IP estático que se localiza no Brasil
Infelizmente, não encontramos nenhuma VPN no mercado que ofereça a possibilidade de escolher um IP no Brasil.
Entendendo o que é uma VPN sem registros
Do ponto de vista técnico das VPNs, o termo log refere-se ao registro de eventos. Quando um usuário se conecta à Internet usando uma VPN, as solicitações feitas (endereços de sites visitados, séries assistidas, filmes, músicas…) pelos usuários sempre deixam um rastro em algum lugar.
Na VPN, esses rastros chegam aos servidores. Dependendo do país, os provedores de serviços são obrigados a manter os registros de navegação dos usuários por um determinado período de tempo e são obrigados a fornecê-los se solicitados pelas autoridades.
As VPNs sem registros não mantêm essas informações.
Elas geralmente estão localizadas em países onde as leis respeitam a privacidade. As VPNs limpam seus servidores a cada 24 horas ou são tecnicamente projetadas para não mantê-los de forma alguma. Alguns servidores de VPN são executados somente na RAM, portanto, nada é gravado e, toda vez que você reinicia, as informações desaparecem.
Muitas dessas VPNs sem registro estão entre as mais transparentes, algumas são de código aberto, como a ProtonVPN, e outras são auditadas continuamente.
Para concluir
Os viajantes estão enfrentando problemas de restrição geográfica com cada vez mais frequência. De fato, o número de solicitações relacionadas ao escopo das VPNs em determinados países literalmente explodiu nos últimos três anos. Para entender melhor os diferentes aplicativos de uma VPN, também é útil examinar o desbloqueio do conteúdo da Internet de determinados países, por meio da política de privacidade da VPN. De fato, isso está sempre intimamente ligado às leis dos países (5 olhos) onde elas estão instaladas. As VPNs sem registros se tornaram um foco importante para pessoas em trânsito, expatriados ou simplesmente turistas. Também é importante ler os termos de uso da VPN antes de se registrar.