O anúncio acaba de ser feito por e-mail: o Google One VPN será encerrado em breve. Em outubro de 2020, o Google adicionou um serviço de VPN à sua oferta do Google One, prometendo uma camada extra de privacidade acessível por meio de seus vários planos de assinatura. Em março de 2023, a empresa anunciou que sua VPN estaria disponível para todos os assinantes do Google One e estendeu seu serviço a 22 países, mas não conseguiu convencer os usuários da Internet a usar o serviço. Devido à falta de sucesso, a gigante decidiu encerrar essa opção e voltar a se concentrar em outras funcionalidades.

Quais são as alternativas de VPN ao Google One?

Com a remoção desse recurso, os assinantes agora terão que avaliar outros serviços de VPN disponíveis no mercado, que geralmente exigem uma assinatura separada. Também vale a pena observar que a remoção desse recurso não altera de forma alguma o custo da assinatura do Google One.

Se você é um dos poucos usuários da Internet que usam o Google One, é provável que não o utilize muito. Nesse caso, recomendamos que você recorra primeiro a uma VPN gratuita para Android. Entre elas estão a Proton VPN, a Privado VPN e a Hide.me.

Gostaríamos de chamar sua atenção para o fato de que ainda há muitos serviços de VPN fraudulentos e/ou mal protegidos circulando no Google Play, portanto, apesar das muitas limpezas rápidas, fique atento e não use o primeiro aplicativo de VPN que encontrar.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.