Em um momento em que o anonimato on-line e o acesso seguro à Internet estão cada vez mais restritos em todo o mundo, as VPNs são um enorme sucesso e a demanda está crescendo constantemente. No entanto, as ofertas de VPN gratuitas são um terreno fértil para problemas e aqui estão quatro motivos pelos quais você deve ter cuidado ao instalar uma.

1. Desempenho e restrições decepcionantes

A principal atração das VPNs gratuitas está na promessa de acesso anônimo e sem fronteiras à Internet, sem nenhum custo. No entanto, esses serviços gratuitos geralmente sofrem graves limitações em termos de velocidade e volume de dados para download.
O streaming de conteúdo, um dos usos mais comuns das VPNs, torna-se, portanto, uma experiência frustrante marcada por lentidão no carregamento e interrupções frequentes. Além disso, com um número limitado de servidores, essas VPNs têm dificuldade para oferecer uma conexão estável e rápida. Às vezes, ela nem funciona.

2. Confidencialidade comprometida

Um dos principais paradoxos das VPNs gratuitas é que, embora elas devam proteger os dados pessoais dos usuários, na verdade podem comprometer sua confidencialidade.
Muitos desses serviços gratuitos financiam seu modelo de negócios vendendo os dados de navegação de seus usuários a corretores de dados. Suas informações pessoais, como endereço IP, hábitos on-line e outros detalhes ainda mais pessoais, são expostas e monetizadas sem seu consentimento explícito.

3. Anúncios invasivos

A experiência do usuário em VPNs gratuitas para Android é frequentemente prejudicada por um número excessivo de anúncios. Eles não são apenas intrusivos, mas também tornam sua experiência de navegação mais lenta. Esse modelo de negócios baseado em publicidade é projetado para levar os usuários a migrar para versões premium pagas, tornando a experiência gratuita desagradável.

4. Riscos de malware

O perigo mais sério das VPNs não pagas é, sem dúvida, o potencial de comprometer a segurança dos dispositivos dos usuários, como aconteceu recentemente com os usuários de VPNs gratuitas para PCs que foram vítimas de cybersquatting.
Sob o pretexto de serem gratuitos, alguns serviços ocultam malware projetado para infectar seu dispositivo. Um estudo descobriu que quase 40% dos aplicativos de VPN gratuitos no Android continham alguma forma de malware.

Como escolher uma VPN gratuita segura?

Para aqueles que ainda querem optar por uma VPN gratuita, selecione um serviço que tenha um histórico comprovado em termos de proteção da privacidade e que seja transparente quanto ao seu modelo de negócios.

Dê preferência a serviços de código aberto ou que tenham sido submetidos a auditorias de segurança independentes e que gozem de boa reputação no setor.

Em resumo, embora a ideia de um serviço VPN gratuito possa parecer atraente, esteja ciente dos compromissos significativos de desempenho, privacidade e segurança que você estará fazendo. Para ter uma experiência ideal e segura, um serviço de VPN barato pode ser um investimento muito mais sensato.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.