Com o aumento do trabalho, das atividades em casa, das restrições geográficas e da censura na Internet, o uso de VPNs explodiu nos últimos quatro anos. No entanto, para necessidades específicas, surgiram outras opções para garantir uma proteção eficaz na Web.

1. Servidores proxy

Os proxies são provavelmente a opção mais conhecida e menos interessante.

Os servidores proxy, assim como as VPNs, redirecionam seu tráfego e alteram seu endereço IP. Eles são úteis para contornar bloqueios geográficos e escapar do rastreamento de IP, mas, ao contrário das VPNs, oferecem pouca ou nenhuma segurança adicional na Web ou em sua rede.

2. Sistema inteligente de nomes de domínio (Smart DNS)

O Smart DNS usa servidores DNS e servidores proxy para alterar seu endereço DNS. Ele é eficaz para contornar restrições geográficas, mas não oferece proteção adicional, deixando seu endereço IP visível.

3. Tor (The Onion Router)

O Tor é uma solução de privacidade para usuários individuais, oferecendo mais privacidade em detrimento da velocidade e da facilidade de uso. Ele usa uma rede de servidores privados para rotear e criptografar o tráfego da Internet. Ele também permite o acesso à dark web.

4. Túnel SSH

O túnel SSH (Secure Shell) permite que os dados sejam transferidos com segurança por meio de um canal SSH criptografado. Ele é eficaz para empresas como uma alternativa de software às VPNs, mas requer conhecimento técnico para uso individual.

5. Shadowsocks

O Shadowsocks é um serviço de semi-proxy projetado para contornar restrições e censura. Ele se conecta a um servidor proxy SOCKS5, modificando seu endereço IP, mas não protege seu tráfego.

6. Acesso à rede Zero Trust (ZTNA) para profissionais

O ZTNA adota uma abordagem de segurança na qual ninguém é imediatamente considerado confiável. Não se trata de um software, mas de uma série de recomendações e ações a serem tomadas para proteger sua rede.
Esse método bloqueia todo o tráfego por padrão, exige autenticação multifatorial, monitora a atividade da rede e opera com base no princípio do menor privilégio.
Embora muito seguro, ele ainda não é adequado para uso doméstico fácil e é destinado a empresas.

7. Secure Access Service Edge (SASE) para empresas

O SASE combina vários serviços de segurança em uma única solução em Cloud. Ele integra redes definidas por software (SDN), gateways seguros da Web (SWG), corretores de segurança de acesso à nuvem (CASB), firewall como serviço (FWaaS) e ZTNA.
É uma solução de segurança completa para grandes empresas, embora sua novidade possa apresentar desafios em termos de solução de problemas e gerenciamento da rede interna.

Por que procurar alternativas às VPNs?

Os motivos variam de acordo com o fato de você ser uma pessoa física ou jurídica. Os usuários da Internet estão procurando alternativas por motivos de custo e compatibilidade de sistema, enquanto as empresas podem estar procurando soluções por motivos de segurança e escalabilidade.

Se você for um usuário privado e não estiver interessado no preço de uma assinatura de VPN, poderá optar por VPNs gratuitas que protegerão seu tráfego on-line em redes Wi-Fi públicas.

Concluindo, embora uma VPN seja sempre a melhor opção para usuários individuais, as empresas precisarão tirar proveito de soluções como SASE ou ZTNA para aumentar a segurança e o gerenciamento mais eficiente em grande escala. Algumas VPNs empresariais incluem esse recurso para facilitar a instalação e aumentar a segurança dos ativos.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.