Ambos fazem parte da Internet, mas a deep web e a dark web são muito diferentes. Indispensáveis para uma, supérfluos e às vezes até perigosos para a outra, esses dois termos agora fazem parte de nosso cotidiano. Este artigo destacará as diferenças entre a deep web e a dark web.

A deep web é o conjunto de páginas e sites que não são indexados pelos mecanismos de pesquisa. Embora não seja visível à primeira vista, o conteúdo da deep web é bastante banal. A dark web é uma parte intencionalmente obscura da deep web. É necessário um navegador especial para acessá-la, e o Tor é o mais frequentemente mencionado.

A deep web e a dark web são a mesma coisa?

Não, não são! A deep web é uma parte da Internet que não pode ser acessada por meio de mecanismos de pesquisa, mas ainda pode ser acessada com o URL correto. A dark web, por outro lado, existe mais como uma subcategoria da deep web, onde ela é intencionalmente oculta e de difícil acesso.

O que é a deep web?

A deep web refere-se aos espaços utilitários invisíveis da Internet real. Qualquer site que possa ser indexado por um mecanismo de busca (e, portanto, pesquisado no Google ou mesmo no Bing) pertence ao que é comumente conhecido como surface web. Essa é a Internet pública que você pode encontrar e usar em qualquer dispositivo conectado.

 

A deep web é facilmente acessível assim que você souber o endereço de URL que deseja visitar. Alguns sites da deep web podem exigir uma senha ou operar por convite ou patrocínio.

Um site que não pode ser encontrado no Google digitando o URL diretamente na barra de pesquisa geralmente pertence à deep web.

Por exemplo, a deep web contém :

  • Contas privadas de mídia social
  • A seção pessoal da sua conta bancária
  • Caixas de correio eletrônico
  • As páginas da Web confidenciais de determinadas empresas, escolas ou autoridades locais
  • Determinado conteúdo pago
  • etc.

Observe que a deep web é muito maior do que a surface web. De fato, a Internet é considerada 90% da deep web. O grande volume de e-mails e contas bancárias fala por si só. A Internet superficial e a Deep Web são conhecidas coletivamente como Clearnet.

O que é a dark web?

A dark web é realmente bem escondida e seu conteúdo é geralmente ilegal.

O principal elemento da dark web, do qual você provavelmente já ouviu falar, é a rede Tor. Ela hospeda sites (.onion) que só podem ser acessados usando o navegador Tor. Vale a pena observar que essa rede não hospeda apenas sites ilegais: muitos jornais, como o Times, têm uma versão .onion para que possam ser lidos em países onde a censura é generalizada.

Como você pode ver, a dark web não é acessível por meio de um mecanismo de pesquisa ou de um simples navegador. Tampouco é suficiente saber um URL e uma senha.

O que você pode encontrar na Dark Web?

O pior que a humanidade tem a oferecer, é claro!

  • muitos mercados, como a famosa Silk Road, para armas, drogas e qualquer outra coisa projetada para fazer a pior coisa possível.
  • Livros protegidos por direitos autorais são proibidos em alguns países. O Tor e outras redes são lentos demais para fazer com que o compartilhamento de jogos e filmes piratas funcione.
  • Sites duvidosos que listam crimes de guerra reais – ou não reais -, genocídios e outras coisas felizes.
  • Versões da Dark Web dos principais sites de notícias. Essa é uma maneira muito segura de obter as notícias, como o The Times mencionado acima.
  • Fóruns, é claro, com todo o horror criativo de que os seres humanos são capazes. Vou deixar você imaginar.
  • Blogs estranhos que nem sempre são necessariamente voltados para o terror. Alguns entusiastas de tecnologia criaram blogs dedicados a coisas duvidosas, como a exploração de túneis de manutenção de universidades.
  • Alguns hackers éticos usam esses blogs para coletar novas informações e descobrir novos hacks no decorrer de seu trabalho.

Existem mecanismos de pesquisa alternativos ao Google na Dark Web (uma versão do DuckDuckGo está disponível lá), mas eles são menos intuitivos e muito mais lentos do que os mecanismos de pesquisa tradicionais. Ao contrário da Clearnet, é muito difícil avaliar o tamanho da participação da Dark Web na Internet.

A deep web é ilegal?

A deep web não é ilegal. Os vários serviços da Internet dificilmente poderiam funcionar sem ela. Do ponto de vista da segurança, a deep web realiza tarefas que são essenciais para o bom funcionamento da Internet. Sim, a deep web é legal e até moralmente recomendável.

A Dark Web é ilegal?

Como conceito, a Dark Web não é ilegal. O que pode ser ilegal é o que está nela.

Por exemplo, há muitos blogs e vídeos que listam os sites mais úteis e divertidos que podem ser encontrados na rede Tor. Esses sites são legais.

Mas é como as VPN sem registro: é legal, mas torna-se ilegal usá-la para fazer coisas ilegais.

Quais são os principais perigos da dark web?

Em termos absolutos, a dark web não pode prejudicá-lo diretamente por sua mera existência. Isso é óbvio, especialmente se você não for até ela.

Entretanto, dada a natureza das coisas encontradas nela, o conteúdo ilegal da dark web é um flagelo para o mundo em geral. Você pode facilmente imaginar por quê…

Se você for realmente estúpido curioso, vá e dê uma olhada, mas saiba que você está se colocando em grande risco do ponto de vista legal, de segurança e psicológico. Na verdade, além do horror e da enorme quantidade de malware agressivo, a Dark Web está repleta de golpes de todos os tipos, voltados exatamente para pessoas curiosas como você.

Em resumo, se estiver procurando um pouco de diversão na Dark Web, não procure nada ilegal e mantenha seus hábitos de segurança cibernética. Certifique-se de que seu antivírus esteja atualizado e sempre use a melhor VPN com TOR.

Mateus Sousa da Silva
Mateus Sousa da Silva

Especialista em tecnologia e proteção de dados, com expertise em cibersegurança e jornalismo digital. Apaixonado por direitos digitais e privacidade online, oferece insights relevantes sobre as tendências tecnológicas atuais.