Você deseja armazenar arquivos on-line com segurança? Os espaços de armazenamento on-line rapidamente se tornaram indispensáveis. Mas como podemos ter certeza de que nossos arquivos pessoais estão seguros e que ninguém mais pode acessá-los? Neste artigo, daremos uma olhada na Cloud segura criptografada mais confiável.

O que é uma Cloud criptografada? Desfazendo a confusão

A computação em nuvem refere-se a todo o acesso a serviços de TI (servidores, armazenamento, rede, software) via Internet usando um provedor.

Uma Cloud criptografada é um espaço de armazenamento on-line totalmente protegido usando vários protocolos de criptografia. Ela garante aos usuários que seus dados não podem ser acessados por terceiros não autorizados.

As Clouds criptografadas foram inicialmente usadas por profissionais. Os vários escândalos relacionados ao Dropbox também levaram as pessoas físicas a recorrer a soluções que respeitem mais sua privacidade. Existem alternativas mais seguras.

Proton Drive

Mais conhecida por sua VPN gratuita e seu aplicativo de e-mail seguro, a Proton continua a desenvolver aplicativos Open Source transparentes e confiáveis que respeitam os usuários e sua privacidade.
Há vários meses, a ProtonDrive vem oferecendo uma Cloud segura gratuita a todos os usuários do aplicativo ProtonMail. Com uma conta inicial gratuita, você recebe um endereço de e-mail seguro com autenticação de dois fatores, 3 pastas e rótulos e 1 GB de espaço totalmente seguro.

Com sede na Suíça, o Proton Drive tem conhecimento zero e usa criptografia de ponta a ponta. Isso significa que ninguém além de você pode acessar seus arquivos. A Proton também não tem acesso. Todos os seus arquivos pessoais são totalmente criptografados.

Todas as soluções da Proton são a alternativa mais segura, transparente e confiável ao Google Drive.

NordLocker, a Cloud segura da Nord Security

Parte do arsenal de segurança da melhor VPN do mercado, a NordVPN, o NordLocker começou como um aplicativo de criptografia de arquivos com um nível muito alto de confidencialidade. Agora, ele é uma Cloud criptografada de pleno direito.

A criptografia de ponta a ponta do NordLocker garante que somente o usuário possa acessar seus arquivos de qualquer computador. Compatível com Mac/PC, esse espaço de armazenamento seguro é simples e intuitivo de usar. É uma alternativa real ao DropBox, com níveis de segurança e um design que respeita a privacidade dos usuários.

O NordLocker também é uma poderosa ferramenta de criptografia para proteger dados na Cloud. Ele ainda permite que itens criptografados sejam compartilhados com outros usuários, por e-mail, serviço de mensagens ou simplesmente na própria interface, inserindo o destinatário. Observe, no entanto, que você precisa do NordLocker para acessar o item. A versão gratuita da nuvem criptografada é realmente interessante.

Tresorit, uma Cloud segura e gratuita com sede na Suíça

O Tresorit permite que você armazene todos os seus arquivos com segurança e os acesse de qualquer lugar, em qualquer mídia, em até 10 dispositivos.

Essa nuvem criptografada está disponível para Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Windows Phone, Blackberry e até mesmo em seu navegador. Com sede na Suíça, a Tresorit cria aplicativos seguros e de conhecimento zero que permitem que os usuários da Internet recuperem o controle de seus dados.

Inicialmente reservado para empresas, esse serviço de armazenamento on-line criptografado agora está disponível para pessoas físicas.

O Tresorit oferece armazenamento e sincronização seguros de seus arquivos, respeitando sua privacidade graças à criptografia de ponta a ponta e à autenticação de dois fatores. A opção de backup permite que você retorne a versões anteriores de qualquer documento sem limitações. O Tresorit amplia seu espaço de armazenamento para até 2500 GB e protege todos os seus arquivos na Cloud.

É uma das melhores nuvens criptografadas do mercado atual. Em termos de alternativas ao Drive e ao Dropbox, é o concorrente mais sério.

pCloud Encryption, a divisão de criptografia do pCloud

Muito popular entre seus 16 milhões de usuários, o pCloud é um serviço de armazenamento e sincronização on-line com sede na Suíça. Compatível com todos os dispositivos e sistemas, o provedor oferece uma variedade de pacotes diferentes para sua Cloud.

Há uma versão ultrassegura com níveis muito altos de criptografia: pCloud Encryption. Os arquivos são criptografados sem que a empresa tenha conhecimento.

Com o pCloud Encryption, você pode proteger seus arquivos pessoais em qualquer dispositivo. Ninguém, nem mesmo os administradores do pCloud, terá acesso ao seu conteúdo. Para provar que seu sistema é seguro, o pCloud lançou um programa de Bug bounty com as principais universidades do mundo. A empresa ofereceu uma recompensa de US$ 100.000 para qualquer pessoa que conseguir invadir seus sistemas. Já se passou um ano e até agora ninguém conseguiu invadir o pCloud Encryption.

Infelizmente, não existe uma versão gratuita do pCloud Encryption.

Mega.io

O Mega é um serviço de comunicação e armazenamento em nuvem ultrasseguro. Seu design é baseado na criptografia de ponta a ponta controlada exclusivamente pelo usuário da Internet. Os dados são criptografados usando um derivado gerado com a senha do usuário da Cloud. Esse é o princípio da criptografia de conhecimento zero: o Mega não tem acesso nem aos dados nem à senha.

A Mega também oferece o aumento da segurança de seus dados com a autenticação de dois fatores. Muito rápida e com enorme capacidade de armazenamento, essa Cloud segura criptografada de alto desempenho garante a sincronização em todos os seus dispositivos.

O Mega é compatível com todos os sistemas e também oferece soluções empresariais em Cloud.

ownCloud

Lançado em 2010, o projeto ownCloud é um software Open Source que oferece uma plataforma de serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos on-line. Ele é frequentemente citado como uma alternativa ao DropBox. O ownCloud permite a sincronização de arquivos, o compartilhamento de conteúdo e a colaboração em todos os dispositivos, inclusive no Linux.

A arquitetura de criptografia do ownCloud compreende três níveis de criptografia: em trânsito, em repouso e de ponta a ponta.

O ownCloud é usado por 100 milhões de usuários da Internet em todo o mundo e é recomendado pelo CERN. Ele também oferece uma versão criptografada gratuita de seu Cloud.

Armazenamento on-line: como faço para proteger o Dropbox?

Se não quiser mudar de provedor de armazenamento, você mesmo pode criptografar seus arquivos antes de enviá-los manualmente para o Dropbox. Assim como a versão não paga do Nordlocker, existem aplicativos que criptografam qualquer arquivo. Entre eles estão o Boxcryptor e o Cryptomator.

Para os usuários da Internet que preferem soluções Open Source, o Rclone é uma boa alternativa compatível com a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem, como o Drive ou o Dropbox. Mas atenção: todo o processo é feito a partir da linha de comando.

Boxcryptor, proteja sua própria Cloud

Projetado na Alemanha, o Boxcryptor não é um serviço de armazenamento em nuvem. Compatível com mais de 30 serviços em Cloud, o Boxcryptor fornece criptografia de ponta a ponta de seus dados, quer você escolha a versão gratuita ou paga. O Boxcryptor criptografa automaticamente seus arquivos armazenados na Cloud. Esse aplicativo funciona perfeitamente com o Dropbox, Google Drive, OneDrive e muitos outros.

O Boxcryptor detecta automaticamente se você tem um serviço de armazenamento em Cloud.

Por que proteger sua Cloud?

Proteger sua Cloud ajuda a evitar que estranhos tenham acesso aos dados que você armazena nela. A maioria dos usuários da Cloud a utiliza para fazer backup de suas fotos pessoais, filhos, férias, família, amigos, fotos de aniversário, etc. Permitir que terceiros os acessem representa um perigo real.

Qual é a melhor Cloud segura em 2024?

Em nossa opinião, o Proton Drive, o NordLocker, o Tresorit, o Mega e o pCloud Encryption são os mais fáceis de usar e estão entre as nuvens seguras mais seguras. O Boxcryptor, no entanto, é uma alternativa mais simples se você já tiver uma Cloud.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.