Apontado como a nova bête noire dos serviços de inteligência, o Tails é considerado a solução de segurança para a privacidade on-line. Mas o que ele realmente é? O que é o Tails? Ele é realmente uma ferramenta confiável e válida?

O que é o Tails?

Criado em 2009, Tails significa The Amnesic Incognito Live System (Sistema Vivo Incógnito Amnésico). Disponível em português, é um sistema operacional portátil, Open Source e gratuito, baseado no Debian Linux, com foco em segurança e confidencialidade, projetado para ser executado a partir de uma chave USB, DVD ou máquina virtual (imagem ISO). Compatível com Windows, MacOS e Linux, o Tails não deixa nenhum vestígio do sistema operacional original instalado no computador, seja na memória ou no sistema de arquivos.

Como o Tails funciona

Como sistema operacional, o Tails vem com vários aplicativos prontos para uso focados em segurança. Esse sistema operacional portátil usa o Navegador Tor por padrão para se conectar à Internet.

Todas as comunicações de saída são roteadas pela rede Tor. O Tails também inclui aplicativos para criptografia de dados, o gerador de senhas KeePassXC e ferramentas para minimizar os riscos ao se conectar à Internet. Deve-se observar que todas as comunicações nesse sistema operacional, incluindo e-mails e mensagens instantâneas, são criptografadas por padrão. O Tails evita principalmente o rastreamento de um indivíduo na Internet e contorna a censura.

Como faço para instalar o Tails?

Esse sistema operacional pode ser instalado em qualquer pendrive USB de pelo menos 8 GB. Leva cerca de 30 minutos, em média. Conecte sua chave e inicie-a. O Tails não foi projetado para ser instalado com força no sistema operacional do usuário. Esse sistema operacional amnésico é iniciado por meio de uma ISO. Nenhum dado é armazenado em sua máquina. Depois que você desliga o sistema, ele é eliminado. Os dados desaparecem para sempre. Combinado com a navegação na Internet por meio da rede Tor, o Tails transforma o usuário da Internet em um fantasma.

Nova interface do Tails 6.0

Posso fazer backup de arquivos com ele?

Embora não seja recomendado, há uma maneira de fazer backup de seus arquivos, caso seja necessário. A Tails oferece armazenamento persistente seletivo que é totalmente criptografado. Os arquivos a serem armazenados são selecionados manualmente, e o restante será destruído após a reinicialização.

Há vários aplicativos disponíveis. Além do navegador TOR para navegação, você terá o Libreoffice para processamento de texto, o Onionshare para compartilhamento de arquivos (usa o TOR), o aplicativo de e-mail Thunderbird para e-mail seguro e o KeePassXC, um gerenciador de senhas Open Source.

Observe que nenhum aplicativo pode contornar o TOR e se conectar diretamente à Internet. Todos eles precisam passar pela rede onion para se conectar. Isso garante que qualquer aplicativo instalado não poderá divulgar seus dados.

Sinta-se à vontade para consultar a lista completa de softwares incluídos.

Desvantagens do Tails

Esse sistema operacional amnésico portátil infelizmente tem seus limites em termos de desempenho. Usar o Tails como seu sistema operacional principal é uma má ideia. Você não conseguirá executar aplicativos pesados e ficará constantemente limitado tecnicamente.

Posso usar o Tails com uma VPN?

Não.

O Tails sozinho não suporta um aplicativo VPN nativo. No entanto, é possível contornar esse problema instalando sua rede privada virtual no roteador doméstico se estiver navegando de casa. A melhor VPN para configurações de roteador é a ExpressVPN devido à sua interface simplificada que não requer linhas de comando complexas. Também vale a pena observar que a ExpressVPN patrocinou o Tails em 2017.

O uso de uma VPN supera os pontos fracos da rede TOR. O fato de os 6.000 nós da rede serem públicos e administrados gratuitamente por completos estranhos é um obstáculo para muitas pessoas. Além disso, o uso excessivo da rede TOR faz com que sua rede seja sistematicamente monitorada.

O uso de uma VPN também permite ocultar o fato de que você está usando TOR e Tails.

Modelo de negócios do Tails

O Tails é gratuito e Open Source. O projeto TOR financia parte do desenvolvimento com a Mozilla, a Foundation for Freedom of the Press e o projeto Debian. Há também uma versão paga para empresas.

Em conclusão

O Tails é uma boa opção para segurança e anonimato on-line, mas apenas ocasionalmente. Transparente em seu design, ele se tornou uma ferramenta essencial para muitos viajantes e jornalistas do mundo todo.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.