O Surfshark é um verdadeiro provedor de rede privada conhecido como uma das melhores VPNs. Conhecido por suas muitas inovações e pelos recursos que coloca em prática para garantir a melhor segurança possível, o Surfshark Antivirus está em destaque com esse recurso, a proteção de webcam.

Disponível apenas para Windows e macOS

Por que é importante proteger sua webcam?

Porque a câmera, assim como todos os aplicativos do seu dispositivo, pode ser invadida. Uma webcam comprometida significa que você está sendo observado 24 horas por dia, 7 dias por semana. E não pense que isso só acontece nos filmes! Esses atos de hacking estão se tornando comuns.

No campo da segurança cibernética, o hacking de webcam tem até um nome: camfecting. É um termo abrangente para as palavras em inglês camera (câmera) e infected (infectado). O termo não é novo: em 2016, Mark Zuckerberg foi visto gravando sua webcam e o conector do microfone em seu laptop.

A ideia é infectar sua câmera com malware e obter acesso às imagens. Os criminosos usam um malware específico que permite que eles usem a câmera sem qualquer indicação, de modo que até mesmo a pequena luz que indica a atividade da câmera seja desligada.

Como minha webcam pode ser hackeada?

Você pode ter dado acesso à sua webcam a alguém sem querer. Você foi vítima de engenharia social.

É assim que funciona: você clica em um link duvidoso, mas de aparência normal, um software mal-intencionado é instalado silenciosamente no seu dispositivo e um vírus que afeta a webcam começa a agir sem que você perceba.

Outra maneira de comprometer a segurança da webcam é instalar aplicativos nocivos, mas de aparência legítima, no seu dispositivo. Nesse caso, você baixa um novo jogo sem saber que ele contém malware.

É difícil ver qual aplicativo é legítimo e qual pode causar danos. É aqui que entra o Surfshark antivírus. O Surfshark Antivírus agora é capaz de determinar quais aplicativos são perigosos e tornar sua webcam mais segura.

Preciso de proteção para webcam se já tenho um software antivírus?

Certifique-se de que seu software antivírus tenha proteção para webcams.

Você pode instalar um aplicativo que não seja mal-intencionado em si, e seu código parecerá legítimo para o software antivírus. No entanto, esse aplicativo legítimo pode transmitir diretamente os dados de sua webcam.

Além disso, qualquer aplicativo que você já tenha em seu dispositivo pode ser hackeado. Eles podem ter vulnerabilidades em seu código. Um programa antivírus simples não será necessariamente capaz de detectar essa alteração, e seus dados pessoais serão expostos.

Como funciona a proteção da webcam?

De forma muito simples, qualquer software de proteção de webcam impede o acesso não autorizado à sua câmera. Ele monitora os aplicativos que tentam acessar a webcam e os bloqueia.

Alguns softwares antivírus examinam regularmente os aplicativos e verificam se são confiáveis. Outros pedem que você marque os aplicativos que podem acessar a câmera e monitoram os demais.

Obviamente, alguns programas antivírus combinam esses dois métodos para que você possa escolher o que mais lhe convém. Tudo o que resta a fazer é configurar a proteção da webcam. Esse é o caso do Surfshark Antivirus.

© Surfshark

Como faço para configurar a proteção de webcam do Surfshark Antivirus?

Em primeiro lugar, você precisa ter uma assinatura ativa do Surfshark One e o aplicativo Surfshark instalado no seu dispositivo. Em seguida, basta abrir o aplicativo, ir para a seção Antivírus e adicionar os aplicativos de sua escolha. Certifique-se também de que esses aplicativos tenham sido baixados de sites oficiais e que não tenham sido sinalizados pelo Surfshark Antivirus como tendo atividade maliciosa.

© Surfshark

Se você se esquecer de adicionar determinados aplicativos, não se preocupe, pois poderá adicionar outros mais tarde. Se você não adicionar nenhum aplicativo à lista confiável, nenhum aplicativo terá permissão para acessar a webcam.

Depois que tudo estiver configurado, somente os aplicativos selecionados poderão acessar a câmera. Você também receberá uma notificação sempre que um aplicativo não confiável tentar acessar a câmera sem o seu consentimento.

Aviso: algumas webcams externas de terceiros podem não funcionar com o Surfshark.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.