Cada vez mais abrangente, a proteção antiameaças da NordVPN é uma ferramenta de segurança cibernética que bloqueia rastreadores, anúncios e sites maliciosos, além de verificar se há malware nos downloads. A NordVPN oferece proteção contra ameaças gratuita com sua assinatura de VPN. Vamos ver como funciona a proteção contra ameaças da NordVPN.

Qual é o princípio por trás da proteção antiameaças?

A proteção antiameaças vai além do que uma VPN normalmente oferece. É por isso que a NordVPN está entre as melhores VPNs de 2024. Essa opção oferece algumas ferramentas semelhantes às encontradas em softwares antivírus, mas com o bônus adicional da confidencialidade. A proteção contra ameaças melhora sua segurança on-line ao :
  • Bloqueio de sites mal-intencionados.
  • Verificação de arquivos baixados em busca de malware.
  • Impedir o rastreamento do usuário.
  • Bloqueio de publicidade potencialmente mal-intencionada.
  • Detecção de vulnerabilidades em aplicativos Windows (novo em dezembro de 2023).

O que é o Threat Protection Lite da NordVPN?

O Threat Protection Lite é uma versão mais leve do Threat Protection. Ela não oferece tantos recursos e possibilidades, mas ainda oferece vantagens em termos de segurança e confidencialidade.

Aqui estão as principais diferenças entre a versão Lite e a versão completa da proteção antiameaças:

  1. A proteção Anti-Threat pode funcionar sem estar conectado à VPN. Para usar a versão Lite, você deve primeiro se conectar a um servidor NordVPN. Observe que isso pode mudar com futuras atualizações.
  2. O Anti-Threat Lite bloqueia apenas URLs e anúncios maliciosos no nível do domínio, sem inspecionar o URL.
  3. A versão Lite não examina arquivos em busca de malware.
  4. A proteção Anti-Threat está disponível apenas nos aplicativos para Windows e macOS (com exceção da versão da App Store); a versão Lite está disponível em todos os outros aplicativos e extensões de navegador da NordVPN.

Como funciona a proteção Anti-Threat?

A nova opção da NordVPN executa um proxy transparente no dispositivo do usuário para filtrar e bloquear conteúdo indesejado.

Os proxies transparentes são uma maneira segura de filtrar material potencialmente prejudicial. Quando ativado, todo o tráfego passa primeiro por esse intermediário, em vez de acessar a Internet diretamente. Em seguida, o proxy verifica vários parâmetros.

A proteção Anti-Threat também garante que os arquivos baixados sejam seguros para o seu dispositivo.

Quando você baixa um arquivo, a proteção contra ameaças da NordVPN verifica imediatamente se há malware. Se o malware for detectado, ele removerá o arquivo para evitar danos ao seu dispositivo.

A proteção Anti-Threat é segura?

A NordVPN é um produto exclusivo da NordSecurity, uma das líderes mundiais em soluções de segurança cibernética.

A proteção Anti-Threat usa sua própria solução de proteção contra malware sem nenhum aplicativo de terceiros em execução no dispositivo do usuário.
Essa solução é desenvolvida e testada pelos engenheiros e equipes de garantia de qualidade da Nord Security para garantir que ela ofereça o mais alto nível de segurança.
Os componentes usados na solução de proteção contra malware são desenvolvidos especificamente para essa funcionalidade.

No entanto, recomendamos que você mantenha o seu software antivírus atualizado.

A NordSecurity também é: NordLayer, uma VPN corporativa poderosa e ultra-completa.

A proteção Anti-Threat coleta dados do usuário?

A NordVPN foi projetada para aumentar e proteger a privacidade digital dos usuários. A proteção Anti-Threat não coleta nenhum dado pessoal que possa identificar o usuário.

No entanto, apesar de ser uma VPN sem registros, para proteger efetivamente os usuários contra ameaças, os aplicativos da NordVPN devem ser capazes de avaliar as possíveis ameaças às quais os usuários estão expostos.

Por esse motivo, a NordVPN coleta dados não identificáveis para tornar seu serviço eficaz. Você não tem obrigação de ativar a proteção Anti-Threat, basta observar que nenhuma informação pessoal é coletada.

Os dados coletados são usados para :

  • Detectar erros nas bibliotecas responsáveis pela inspeção do tráfego e pelo bloqueio de malware
  • Determinar se o conteúdo malicioso está sendo bloqueado corretamente
  • Determinar qual domínio foi bloqueado ou autorizado
  • Compilar estatísticas

A proteção antiameaças substitui meu antivírus?

Para nós, não, neste estágio de desenvolvimento, a proteção Anti-Threats não substitui um antivírus. Caso contrário, ela seria chamada simplesmente de antivírus.
Precisamos esclarecer alguns aspectos sobre o escopo de um antivírus. Um antivírus é um software/aplicativo instalado em um dispositivo e usado para proteger os arquivos desse dispositivo. A proteção antiameaça impede que muitos arquivos mal-intencionados cheguem ao seu dispositivo.

Alguns antivírus são excelentes firewalls, mas, às vezes, comportam-se como os próprios vírus, sendo particularmente intrusivos, inconvenientes e, às vezes, impedindo o bom funcionamento do seu dispositivo. A presença de filtros anti-inicialização também levanta algumas questões sobre o uso dos dados coletados dessa forma.

Diferentemente de um programa antivírus, uma rede privada virtual como a NordVPN cria um túnel seguro entre o usuário e o site de destino. Ela criptografa os pacotes de dados antes que eles sejam enviados pela rede.

O software antivírus ainda desempenha um papel fundamental na segurança do computador, embora colete dados. As VPNs, por outro lado, reforçam a confidencialidade on-line. Não se trata de escolher entre um ou outro, mas de combinar os dois.

Em conclusão

Se estiver procurando levar sua segurança e privacidade on-line para o próximo nível, a NordVPN é de longe a VPN mais abrangente disponível atualmente.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.