Um proxy é um servidor que fica entre o seu computador (o cliente) e o servidor do site que você está tentando visitar. Ele pode filtrar, autenticar e armazenar em cache suas solicitações. Um proxy transparente faz exatamente a mesma coisa, mas é invisível. Em outras palavras, os clientes cujo tráfego é direcionado por um proxy transparente não detectam sua existência.

Como funciona um proxy transparente?

Um proxy padrão transmite suas solicitações de Internet em seu nome. Sua solicitação será transmitida primeiro a um servidor proxy, que mudará seu endereço IP privado para um endereço IP público e transmitirá essas informações ao seu destino. O proxy se lembra do seu endereço IP original para que, depois que a resposta for enviada, ele possa transmitir as informações de volta para você. Esses proxies geralmente são acessíveis por meio de um software específico ou de uma extensão do navegador.

Os proxies transparentes não exigem configuração no lado do cliente. Eles são configurados em toda a rede e são invisíveis. Talvez você nem saiba que seu tráfego está sendo roteado por um proxy transparente. Ao contrário dos proxies comuns, ele não modifica suas informações, o que significa que a solicitação ao servidor de destino parecerá vir diretamente de você.

Para saber mais: O que é um proxy?

Qual é a finalidade de um proxy transparente?

A configuração de proxies em dispositivos individuais é demorada e trabalhosa. Em geral, os proxies transparentes são usados por determinados ISPs. No entanto, há outros motivos pelos quais as empresas optam por usá-los:

Censura e vigilância

Muitas empresas usam proxies transparentes para censurar o conteúdo acessível em suas redes. Com um proxy, elas podem criar listas de permissões e listas negras de sites para seus funcionários.

Por exemplo, elas podem bloquear sites de mídia social para que suas equipes não os visitem durante o horário de trabalho. Órgãos públicos, como escolas e bibliotecas, também os utilizam. Alguns programas de controle dos pais também funcionam dessa forma.

Os proxies de filtragem de conteúdo transparente também ajudam as organizações a monitorar a atividade do usuário em sua rede. Eles registram os sites visitados e o tempo gasto neles. Eles podem até mesmo registrar tentativas de acesso a conteúdo restrito.

Economizar largura de banda

Um proxy transparente também pode ser usado para armazenamento em cache, o que economiza largura de banda. Por exemplo, se uma empresa tiver cerca de cem computadores, todos eles precisando fazer download de uma atualização de software específica, apenas um computador precisará solicitar o download. Esse download será armazenado em cache e armazenado no servidor proxy. Quando outros computadores solicitarem o mesmo software, ele será enviado diretamente pelo proxy. A solicitação não será mais enviada para a Internet e vice-versa, o que reduz a carga de largura de banda e melhora o tempo de carregamento.

Alguns ISPs em países com largura de banda limitada também usam proxies de cache. Isso os ajuda a fornecer um serviço mais rápido e ininterrupto.

Autenticação de usuários

Algumas empresas que fornecem WiFi público também usam um proxy transparente para autenticar os usuários. Por exemplo, se você tentar se conectar ao WiFi gratuito em sua cafeteria favorita, seu tráfego será primeiro direcionado para uma página de login. Você só será conectado à Internet depois de aceitar os termos e condições. Dessa forma, a cafeteria pode verificar se você é realmente um usuário e rastrear os sites que você visita por meio de sua rede.

Você precisa de um proxy transparente?

Os proxies transparentes foram projetados há muitos anos para resolver um problema simples: direcionar o tráfego de dispositivos conectados à mesma rede para a Internet.

Atualmente, todos os roteadores incluem uma função NAT, que faz a mesma coisa. A menos que você precise proteger os dados da sua empresa ou proteger seus filhos de conteúdo confidencial, provavelmente não precisará de um proxy transparente.

No entanto, se você acha que precisa de um proxy, também deve considerar os seguintes pontos:

Um proxy pode reduzir a velocidade da Internet, especialmente quando a autenticação está em vigor. Seu dispositivo achará que está se comunicando diretamente com o servidor do site, mas, na verdade, estará se conectando a um proxy, o que tornará o serviço mais lento ou até mesmo impedirá a conexão. A mesma coisa pode acontecer com uma VPN (rede virtual privada), mas você receberá em troca uma criptografia de alto nível. Seus dados de navegação estarão totalmente seguros.
O tráfego da Internet que passa por um proxy geralmente não é criptografado e pode ser interceptado por terceiros, pois seus dados ficam expostos.

Segurança cibernética: proxy gratuito: o bom e o ruim

Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.