O ano de 2023 marcou um aumento significativo de 25% no tráfego global da Internet, de acordo com um relatório da Cloudflare. Esse aumento sugere uma maior dependência de serviços on-line em setores como economia digital, saúde e comunicações. Paradoxalmente, esse crescimento está na raiz da lentidão da Internet que muitos usuários estão relatando.

Você já sentiu que sua conexão com a Internet não estava à altura de suas expectativas? Se você acha que sua Internet não é tão rápida quanto deveria ser, ou que os vídeos são regularmente armazenados em buffer, pode ser que seu provedor de serviços de Internet (ISP) esteja deliberadamente limitando sua largura de banda.

O mistério da limitação de largura de banda revelado

A limitação da largura de banda ou os gargalos ocorrem quando o provedor de serviços de Internet diminui intencionalmente a velocidade do seu serviço. Isso limita o fluxo de dados de e para seu dispositivo, restringindo a velocidade com que você pode processar os dados. Qualquer ISP pode restringir sua largura de banda.

Observe que isso é mais comum em ISPs móveis e sem fio.

A largura de banda mede a quantidade de dados que podem ser transferidos em um determinado período de tempo (geralmente um segundo). Quando seu ISP restringe sua largura de banda, ele limita artificialmente a quantidade de dados que sua conexão com a Internet transfere, resultando em tempos de carregamento mais longos para sites, aplicativos e outros serviços on-line.

Por que alguns ISPs limitam sua largura de banda?

Há muitos motivos, e eles variam de uma situação para outra.

Congestionamento da rede

Os ISPs podem limitar sua velocidade de acesso à Internet para gerenciar melhor o congestionamento da rede nos horários de pico, quando muitas pessoas estão usando a Internet ao mesmo tempo. Quanto mais pessoas usam a Internet, mais largura de banda elas utilizam, o que aumenta o congestionamento da rede.

Os ISPs reduzem a largura de banda de todos nos horários de pico para garantir que novas conexões não fiquem indisponíveis. Isso pode explicar por que você tem velocidades lentas de Internet em alguns momentos do dia, mas não em outros.

Atividades que consomem muita largura de banda

Se você é fã de jogos on-line, streaming em HD ou downloads em massa, seu ISP também pode reduzir sua velocidade para garantir uma experiência equilibrada para todos os usuários.

Limites de dados

Se você tiver um plano de assinatura de Internet com limite de dados, seu ISP poderá reduzir sua largura de banda quando você atingir o limite, em vez de cortar completamente seus dados.

Nesse caso, sua conexão ficará lenta até o início do próximo ciclo de faturamento, quando o ISP restaurará suas velocidades normais. O fato de o ISP limitar seus dados ou cortá-los completamente depende da operadora e dos detalhes de sua assinatura.

Os limites de dados são mais comuns em ISPs somente móveis, pois a maioria dos provedores de banda larga de fibra e/ou cabo não costuma vender pacotes com limites de dados.

A via rápida

O tipo mais polêmico de limitação de largura de banda é a priorização paga. Em vez de fornecer uma quantidade padrão de largura de banda independentemente do site que você visita, a priorização paga envolve um ISP que aceita o pagamento de um site ou de serviços de Internet em troca de largura de banda adicional. Isso permite que esse site compre uma “via rápida” e tenha prioridade sobre seu tráfego, oferecendo aos seus usuários um serviço mais rápido do que outros sites que não pagam por uma via rápida.

Esse tipo de limitação de largura de banda foi um dos principais problemas na luta de 2017 para manter a neutralidade da rede nos EUA.

A limitação da largura de banda é legal?

Sim, a limitação da largura de banda é legal e, em muitos casos, necessária. A maioria dos gargalos ocorre quando os ISPs estão tentando limitar o congestionamento em sua rede e manter um serviço confiável para seus assinantes. Se os ISPs não conseguirem lidar com a demanda, talvez você não tenha Internet.

Há maneiras de contornar essas limitações.

Como posso interromper a limitação da largura de banda?

O método para impedir que o seu provedor de serviços de Internet limite a sua largura de banda depende do motivo pelo qual ele está limitando o seu uso. Nem todo mundo pode alterar seu pacote ou tipo de conexão.

Use uma VPN

Embora não seja possível usar uma VPN para contornar os limites de dados do seu provedor ou para contornar a priorização paga, se você estiver em um país que a pratica. Você pode usar uma VPN para impedir que seu provedor de Internet monitore sua atividade on-line e use essas informações para reduzir a velocidade do seu tráfego. Por exemplo, se o seu ISP limitar sua largura de banda quando você estiver jogando, o uso de uma VPN permitirá que você mantenha sua atividade on-line confidencial. Se o ISP não souber que você está jogando, ele não poderá limitar sua largura de banda.

Saiba mais : Por que usar uma VPN? 10 coisas úteis sobre uma VPN.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.