A NordVPN está tornando três de seus produtos Open Source. Essa decisão coincide com o anúncio da disponibilidade gratuita da função Mesh Network desenvolvida pela líder em redes privadas virtuais.

Quais produtos da NordVPN serão Open Source?

Isso é apenas o começo, mas é um passo real em direção a uma maior transparência. A melhor VPN abre seu código para 3 elementos principais.

  • O aplicativo NordVPN para Linux.
  • Libtelio, uma biblioteca de rede usada nos aplicativos NordVPN em todos os sistemas operacionais.
  • Libdrop, uma biblioteca usada para compartilhar arquivos na rede Mesh.

Estamos aguardando os links do GitHub.

O que isso significa exatamente?

O termo Open Source refere-se a um modelo de desenvolvimento de software no qual o código-fonte do software está disponível gratuitamente. Ele pode ser modificado e redistribuído. Isso significa que qualquer pessoa interessada pode acessar o código-fonte do software, estudá-lo, modificá-lo e/ou redistribuí-lo.

O método de desenvolvimento Open Source incentiva a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os desenvolvedores, levando a grandes aprimoramentos e até mesmo inovações. As licenças Open Source são projetadas para garantir que os usuários finais tenham os mesmos direitos que os desenvolvedores, incluindo o direito de modificar e distribuir o software.

Portanto, a NordVPN deu um grande passo na direção da transparência e está se abrindo para uma comunidade competente de entusiastas.

Isso significa que, se alguém achar que o aplicativo NordVPN Linux pode ser aprimorado ou que sua funcionalidade pode ser alterada de alguma forma, poderá fazer experiências diretamente com o código e criar sua própria versão.

Por que a NordVPN está assumindo esse compromisso?

A NordVPN está dando um passo em direção à transparência. A comunidade de desenvolvimento de aplicativos e segurança cibernética está repleta de programadores e pentesters talentosos (hackers especializados em cenários de intrusão) que podem trazer sua perspectiva exclusiva para os aplicativos.

Abrir o Libtelio é um passo muito significativo, porque esse código é a fonte de todos os aplicativos da NordVPN, não apenas do cliente Linux.

Vale a pena observar que a comunidade Linux é a mais ativa no mundo Open Source.

Saiba mais sobre a NordVPN

A NordVPN é um provedor de rede privada virtual que permite proteger sua privacidade on-line e navegar na Internet de forma confidencial. Ele funciona criando uma conexão segura entre seu dispositivo e a Web, dificultando o rastreamento de sua atividade on-line por terceiros.

A NordVPN também é conhecida por seus recursos avançados de segurança, como proteção contra vazamento de DNS, proteção antiameaça, rede Mesh e opção de VPN dupla. O serviço também oferece uma ampla gama de servidores em todo o mundo, permitindo que você desbloqueie conteúdo com restrição geográfica.

Lucas Ribeiro Almeida
Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.