Muitas pessoas acreditam que os Macs são imunes a vírus. No entanto, em 2023, essa afirmação se tornará menos relevante à medida que os vetores de ataque mudarem e melhorarem. A crescente popularidade dos dispositivos Apple e as mudanças nas motivações dos criminosos cibernéticos, que estão se concentrando cada vez mais no valor das informações que podem obter, mudaram o jogo. Na verdade, apesar do fato de os recursos de segurança incorporados aos dispositivos Apple serem sólidos, os Macs ainda podem ser infectados por malware e, principalmente, por keyloggers. Esse mito da imunidade cria uma falsa sensação de segurança entre os usuários do MacOS, tornando-os menos vigilantes.

Macs: fortalezas à prova de vírus?

Como muitos outros dispositivos (sim, mesmo aqueles que não têm uma maçã crocante), os Macs podem pegar vírus e outros tipos de lixo cibernético. Mesmo que os Macs tenham uma proteção integrada tão sólida quanto o portal de um forte, os criminosos cibernéticos também estão evoluindo mais rápido do que as tendências no TikTok. Com o aumento da IA, as táticas de engenharia social estão se tornando mais sofisticadas, manipulando cada vez mais os usuários da Internet para clicar em links com cheiro de pinheiro.

Por que os Macs são menos expostos a malware em geral?

Sistema operacional baseado em UNIX: o MacOS foi desenvolvido a partir do UNIX para ser um sistema multiusuário. Cada aplicativo do Mac é executado em uma área específica da memória do dispositivo, o que restringe as ações de um único usuário e fortalece a capacidade do sistema operacional de resistir à infecção por malware.

XProtect: este é o software antivírus incorporado em todos os dispositivos Apple. Ele verifica os aplicativos e arquivos baixados em busca de malware, com base no banco de dados de ameaças conhecidas da Apple.

Ferramenta de Remoção de Malware (MRT): O objetivo do MRT é detectar e remover automaticamente os malwares que conseguiram escapar do XProtect. Essa ferramenta também depende da atualização do banco de dados de malware da Apple.

Mac App Store: a Apple verifica cuidadosamente (em teoria) cada aplicativo destinado a ser executado em um dispositivo Apple e vendido na Apple Store antes de ser disponibilizado para os usuários de Mac. A Apple projetou o software Gatekeeper para aumentar a segurança, bloqueando aplicativos maliciosos e verificando os legítimos.

Sandboxing de aplicativos: O sandboxing restringe os aplicativos e permite que eles acessem apenas o mínimo de dados necessários para sua operação. Os aplicativos também são impedidos de acessar os dados, as configurações ou os sistemas operacionais Mac de outros aplicativos.

Não é necessário fazer download de drivers para periféricos de terceiros: na maioria dos casos, os computadores Mac são compatíveis apenas com outros hardwares Mac, como teclados ou mouses. Sem a necessidade de instalar drivers de terceiros, os usuários não precisam se preocupar com atualizações adicionais de drivers, o que torna mais difícil a infiltração de códigos maliciosos no dispositivo.

© Apple Inc.

Qual é a vulnerabilidade dos Macs aos vírus?

Os Macs são tão vulneráveis a vírus quanto os outros dispositivos. Para esclarecer, o termo vírus é geralmente um termo genérico para diferentes tipos de malware.

O macOS certamente oferece ferramentas de segurança nativas robustas para ajudá-lo a evitar que o malware invada sua casa. Entretanto, o macOS só detecta malware se o banco de dados de ameaças conhecidas da Apple contiver informações sobre ele. Embora esse banco de dados seja constantemente atualizado, não é incomum que o sistema não reconheça novos tipos de malware.

Além dos vírus, os usuários de Mac também podem ser vítimas de campanhas de phishing, roubo de identidade, golpes de compras on-line ou baixar, sem saber, programas potencialmente indesejados que podem reduzir a qualidade da experiência on-line.

As ameaças on-line podem assumir muitas formas e, portanto, exigem conscientização adicional sobre segurança e ferramentas de proteção contra malware.

Como você protege seu Mac?

Fique atento às ameaças on-line. Evite clicar em links não solicitados ou fazer download de arquivos de origem desconhecida.

Aqui estão algumas dicas para garantir a melhor segurança on-line em seu Mac:

© Apple Inc.

A App Store o mantém relativamente seguro

Evite fazer download de aplicativos de sites suspeitos ou de desenvolvedores desconhecidos. A Apple verifica todos os aplicativos antes de serem lançados, o que acrescenta uma camada extra de segurança.

No entanto, tenha cuidado e leia atentamente os termos de uso de todos os aplicativos gratuitos que você baixar. Verifique em que se baseia o modelo de negócios. Embora a Apple tenha o cuidado de garantir que os aplicativos sejam relativamente limpos para o seu hardware, as condições abusivas relacionadas ao desvio de dados tendem a passar despercebidas.

Para saber mais: Como proteger seu iPhone

Use uma VPN

As redes públicas são notoriamente inseguras. Ao usar uma VPN no Mac, você pode criptografar o tráfego da Internet e acessar seus serviços favoritos com total segurança, independentemente de onde estiver. As VPNs fornecem uma barreira extra de proteção para a segurança de seus dados pessoais.

Atualize seu software regularmente

As atualizações de software são essenciais para a saúde e a segurança de seu dispositivo. Elas corrigem falhas de segurança, eliminam bugs e adicionam novos recursos para melhorar a experiência do usuário.
Recentemente, a Apple lançou uma atualização de seus sistemas para corrigir vulnerabilidades críticas.

Proteja seus arquivos

Mantenha seus arquivos em um espaço de armazenamento seguro e criptografado com cloud para garantir que eles não sejam perdidos ou tomados como reféns no caso de um vírus no seu Mac. O iCloud não é necessariamente o melhor serviço em termos de confidencialidade.

Use uma senha forte

Use uma senha diferente para todas as suas contas. Crie senhas exclusivas e fortes que contenham caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas. Você também pode gerenciar e armazenar suas senhas de forma segura com um gerenciador de senhas.

Você precisa de um software antivírus para seu Mac?

A resposta é sim.

Embora os Macs tenham sólidos recursos de segurança incorporados, a adição de um antivírus de terceiros oferece proteção extra. Esse software costuma ser mais atualizado e capaz de identificar um número maior de tipos de malware. Ao escolher um antivírus, procure uma ferramenta que ofereça varreduras em tempo real e defesa ativa contra ameaças on-line. Pode ser útil escolher um software que realize varreduras regulares em busca de malware, adware e PUPs que possam ter se infiltrado no seu dispositivo Apple e que seja capaz de reparar alterações no sistema após a remoção do malware.

O verme está na fruta: Quais são os sinais de que seu Mac está infectado?

O malware pode agir de diferentes maneiras depois de infectar seu dispositivo Mac. Aqui estão alguns sinais que devem alertá-lo:

Desempenho reduzido

Se o seu dispositivo MacOS parecer sedado, se os aplicativos e as páginas da Web estiverem tão responsivos quanto uma tartaruga e se a duração da bateria for comparável à de um smartphone de 2007, há uma boa chance de que o malware esteja fazendo uma festa em segundo plano.

Superaquecimento

Se o seu computador estiver mais quente do que um ciclista do Tour de France no meio de uma subida, isso pode ser um sinal de que o malware está usando seus dados e sua capacidade de computação.

Aplicativos e dados não reconhecidos

Se um hacker assumir o controle do seu dispositivo, ele poderá enviar e-mails ou mensagens maliciosas para os seus contatos ou instalar aplicativos desconhecidos no seu computador.

Alterações na tela

Se você notar alterações na tela inicial que não foram iniciadas por você ou novos marcadores para páginas da Web desconhecidas, isso é um sinal claro de que seu dispositivo foi invadido.

Redução do espaço de armazenamento: Programas mal-intencionados ou indesejados também ocupam espaço e/ou se você notar uma redução no espaço de armazenamento que não consegue explicar, pode ser que o malware esteja ocupando parte dele.

O que fazer em caso de infecção

Não deve ter escapado a você que, seja qual for o seu sistema operacional, você precisa de um antivírus. No entanto, se você suspeitar que seu Mac está infectado, não entre em pânico. Os vírus e outros tipos de malware geralmente são fáceis de remover.

Aqui estão três etapas a serem seguidas se o seu Mac estiver infectado por malware:

  • Atualize seu software antivírus.
  • Use ferramentas de remoção de vírus.
  • Livre-se dos aplicativos instalados recentemente.
  • Desinstale as extensões do navegador.
  • Redefinir o Mac para as configurações de fábrica.

Não espere até ser vítima de um ataque cibernético para agir, seja proativo e proteja-se agora.

Lucas Ribeiro Almeida

Lucas Ribeiro Almeida

Expert em VPN e segurança digital, revelando os segredos das redes privadas virtuais para uma navegação segura e privada.